Teatro Humboldt traz espetáculo “Acampatório” da Cia Truks

Teatro Humboldt traz peça com a inovação do “Teatro de objetos”

O espetáculo “Acampatório”, que acontece dia 19 de maio e que faz parte da programação dos Sábados Culturais do Teatro, usa técnicas do chamado “jogo simbólico” para criar personagens

Crédito/foto: Heloisa Bortz

A peça “Acampatório”, que seráapresentada no dia 19 de maio, pela Cia Truks, traz uma técnica teatral muito diferente. Trata-se do “Teatro de Objetos”, em que utensílios do cotidiano são usados para representar personagens de modo criativo. O espetáculo completa a trilogia sonhatório – construtório – acampatório, promovida pela Truks, e entra na programação dos Sábados Culturais do Teatro Humboldt, que tem o objetivo de oferecer opções culturais ao público e divulgar novos talentos e artistas independentes.

O espetáculo, que mostra que os dias ao lado dos amigos faz a vida valer a pena, promete bom humor e até mesmo ilusionismo. O enredo gira em torno de três amigos super divertidos e criativos que vão acampar em terras desconhecidas. Eles entram em cena com mochilas superequipadas e abrem as portas para a imaginação e muito divertimento. Vivenciam situações malucas, entre elas uma frustrada pescaria, um engraçado piquenique, com direito a uma empolgante luta contra um exército de formigas, e arrepiantes histórias “de terror” em volta da fogueira.

A proposta da peça tem relação direta com o que o educador Jean Piaget chamou de “jogo simbólico”, forma de comparação na qual as crianças procuram entender o mundo ao seu redor, fortalecendo a sua formação individual. O “Teatro de objetos” transforma, assim, canecas e um cantil em uma simpática vaquinha; uma colher de pau em uma cozinheira e um algodão em um pintinho.

Por meio da técnica do “Teatro de Objetos”, o espetáculo promove a alfabetização para a poesia e é repleto de metáforas visuais. Devido à pequenaexperiência de vida, a criança não tem repertório para fazer comparações e ou entendimentos racionais, elaborados, de certos assuntos e, para isso, elas usam do artifício do jogo simbólico. Passam a conhecer a si mesmas e, a partir daí, terão subsídios também para começar o processo de identificação do outro. Com direção e texto de Henrique Sitchin, a peça tem censura livre e é recomendada para toda família. A entrada é 1kg de alimento não-perecível.

Para acompanhar a programação dos espetáculos dos Sábados Culturais, que acontecem uma vez por mês, a partir das 17h, acesse a página de Facebook do Colégio Humboldt ou a página do Teatro Humboldt, no site. Aqueles que desejarem apresentar seu projeto podem entrar em contato pelos telefones 5686-4055/5525-4324 ou pelo e-mail eventos@humboldt.com.br e falar com Carla Makley.

Serviço

Espetáculo “Acampatório” da Cia Truks

Data: 19 de maio de 2018

Horário: 17h

Ingressos: 1kg de alimento não-perecível

Endereço: Av. Engenheiro Alberto Kuhlmann, 525 – Jardim Ipanema, São Paulo – SP

Faixa etária: Livre

Tempo: 50 minutos

Direção e texto: Henrique Sitchin

Sobre o Teatro Humboldt

Localizado na Avenida Engenheiro Alberto Kuhlmann, 525, em Interlagos, o Teatro Humboldt foi inaugurado em 2003, nas dependências do Colégio Humboldt, e, desde então, recebe atividades pedagógicas desenvolvidas pelos alunos da instituição, assim como oferece apresentações que também são abertas à comunidade.

Com modernas instalações cênicas, 432 lugares, disponibiliza ainda, acesso a pessoas com deficiência e estacionamento gratuito. O espaço conta também com sala para tradução simultânea, camarins, chapelaria, foyer, ar condicionado central e uma sala para reuniões executivas. O palco, com piso flutuante, tem 96 metros quadrados e sistema de iluminação, som e projeção profissional.

Nos últimos anos, o Teatro Humboldt já recebeu grupos como o Coral da Universidade de Viena, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Hélio Ziskind, Grupo Triii, Emmanuele Baldini, Capela, Augusto Moralez, Brassuka, Vésper Trio, o musical infantil Os Saltimbancos e as peças Expedição PacíficoJoão e o Pé de Feijão e Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias, entre muitos outros.

Posts Relacionados

​DOVE LANÇA 2ª ETAPA DO PROJETO PELA AUTOESTIMA EM PARCERIA COM CARTOON NETWORK

Debate sobre inserção do jovem no mercado de trabalho reúne representantes de presidenciáveis no Teatro CIEE

Jovem paciente do Boldrini recebe premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas