Trapos & Fiapos, revelam tramas que contam histórias

10 de maio de 2019 Artes e Cultura
Trapos & Fiapos, revelam tramas que contam histórias

Tramas que contam história 

Trapos & Fiapos resgata a cultura, a autonomia e a autoestima de uma comunidade através da produção de tapetes em tear manual 

Os fios entrelaçados em movimentos constantes testemunham uma história que transformou a vida de muitas pessoas, há 35 anos, através do trabalho social da médica sanitarista, Tereza do Carmo Melo, que decidiu que não queria ficar apenas nos hospitais de Piauí, mas conhecer a realidade daquelas pessoas em sua profundidade. Foi aí Tereza enxergou, em uma comunidade rural, um potencial de retomada do protagonismo de suas próprias vidas, por meio da tecelagem como fonte principal de subsistência da região.   

O povoado de Santa Rita, zona rural de Teresina, no Piauí, reencontrou no tear o seu renascimento. A comunidade vivia um período de extrema vulnerabilidade social e foi a partir de uma iniciativa de Tereza, com o único objetivo de cuidar dessas pessoas, trazendo o trabalho para que a roda da vida voltasse a girar, que nasceu a Trapos & Fiapos, que produz peças de tecelagem 100% em tear manual.   

Tradição perdida no tempo, a tecelagem foi resgatada por Tereza, que comprou os antigos teares semelhantes aos usados pelos moradores de Santa Rita, vendidos por necessidade, os reformou e os devolveu para aquela comunidade. A partir daí, a médica viu a possibilidade de criar uma cooperativa, onde os produtos fabricados poderiam ser comercializados em escala maior. Foi então que nasceu, a partir desse viés social e cultural, a Trapos & Fiapos, que hoje emprega diversos colaboradores que trazem, em suas mãos, a arte de tecer fios e história. São artesãos que tecem os produtos; colaboradores na loja própria, além de famílias que colhem a taboa em um lago localizado em Campo Maior e que a trançam em Luís Correia, ambos municípios do Piauí.   

“Nossa matéria-prima sempre foi o ser humano. O tapete nasceu como estratégia, pois a meta sempre foi a melhoria de vida das pessoas locais.” diz Tereza, que passou a observar a transformação do povoado no decorrer dos anos. “As pessoas voltaram a estudar e fazer planos para o futuro. Vimos a autoestima delas reflorescer, e com isso a vida de cada uma delas melhorar”, comenta a empresária, que nem em sonhos viu a mudança que a sua iniciativa traria para a região. “A Trapos & Fiapos é um lugar onde cabe o sonho de muito mais gente. Vi que, quando o indivíduo ganha autonomia, a sua autoestima melhora e consequentemente a sua saúde revigora. Acredito que, como apoiadora dessa iniciativa, consegui alcançar o que eu sempre quis como médica: ajudar a melhorar a saúde dessas pessoas, porque saúde é uma conquista”. 

Durante esse período de existência, a Trapos & Fiapos viu a evolução do desenvolvimento dos produtos, com conceito inovador de produção, fincado na sustentabilidade e na qualidade e excelência de cada item. Hoje, a marca é referência nacional no segmento de tecelagem à mão, com respaldo de diversas marcas, designers e arquitetos, que levam o nome da empresa pelo Brasil e também no exterior. São peças que trazem, em cada trama, a história, a cultura e o coração do brasileiro.  

Trapos  & Fiapos 

www.traposefiapos.com.br 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.