“Um Mergulho na Tabela Periódica” convida professores e alunos a entender lógica da química

12 de dezembro de 2019 Educação e Tecnologia
“Um Mergulho na Tabela Periódica” convida professores e alunos a entender lógica da química

“Um Mergulho na Tabela Periódica”
convida professores e alunos a
entender a lógica da química

Livro lançado hoje estimula discussão de conceitos científicos e facilita abordagem da tabela periódica como ferramenta para entender o mundo

A partir de 27 de novembro, qualquer pessoa já pode baixar, gratuitamente, o livro digital “Um mergulho na Tabela Periódica”, escrito pelo jornalista Reinaldo José Lopes, especializado em divulgação da ciência, e pelo professor Luís Brudna, que tem graduação, mestrado e doutorado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O e-book, pensado especialmente para professores de química e ciências, está disponível gratuitamente para download no site www.c6naescola.com.br. A obra é uma iniciativa do C6 Bank, novo banco brasileiro para pessoas físicas e jurídicas.

Com rigor na divulgação das informações científicas e didatismo, Lopes e Brudna estimulam a troca de conhecimentos sobre química. Todos os capítulos vêm acompanhados de sugestões de atividades na sala de aula, para que essa área do conhecimento seja percebida pelos estudantes como parte do dia a dia e ferramenta relevante para a compreensão do mundo.

“É raro encontrar uma aula de química na qual a Tabela Periódica seja apresentada não como um pretexto para decoreba, mas como uma ferramenta para entender as leis fundamentais da química e da física, que regem tudo o que está à nossa volta. O objetivo do ebook que escrevemos é ir na direção oposta”, diz Lopes.

A obra foi encomendada pelo C6 Bank para celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2019, comemoramos 150 anos desde a descoberta do Sistema Periódico pelo cientista Dmitri Mendeleev. O nome do C6 Bank foi escolhido em homenagem ao nome e ao número atômico de um dos elementos da Tabela Periódica, o carbono. O elemento é a base da vida, conecta-se a diversos outros elementos e sua versatilidade permite desde a formação de estruturas simples, como o grafite, até materiais tecnológicos, como a fibra de carbono. Sob pressão, o carbono transforma-se em diamante.

A educação é o principal foco da atuação social do C6 Bank. O livro “Um mergulho da Tabela Periódica” é mais uma iniciativa do banco na área. No início deste mês, o C6 Bank deu início a um ciclo de workshops gratuitos de educação financeira em comunidades paulistanas. A primeira ação ocorreu no dia 8 de novembro, em Paraisópolis, e a segunda será realizada em dezembro no Capão Redondo. Em agosto, o banco anunciou a aquisição da IDEA9, startup especializada em programas de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal que fornecerá cursos para clientes, colaboradores e parceiros.

Sobre os autores

Reinaldo José Lopes, jornalista de ciência nascido e criado em São Carlos (SP). É formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo e mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela mesma universidade. Foi editor de ciência na Folha de S.Paulo e hoje é colunista no mesmo jornal. Em 2017, venceu o prêmio José Reis, o mais importante no país na área de divulgação científica. É autor dos livros “Além de Darwin” (2009), “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” (2014), “Deus: Como Ele Nasceu” (2015), “Luz, Ciência e Muita Ação” (2016), “1499: O Brasil Antes de Cabral” (2017) e “Darwin sem frescura: Como a ciência evolutiva ajuda a explicar algumas polêmicas da atualidade” (2019).

Luís Roberto Brudna Hölzle, professor de química nascido em Ijuí (RS). Tem graduação, mestrado e doutorado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado em eletroquímica na França pela Université de Paris XI. Atualmente, é professor associado da Unipampa. Na área de divulgação científica, atua nos projetos Em Síntese (www.emsintese.com.br) e TabelaPeriódica.Org (www.tabelaperiodica.org), entre outras iniciativas de divulgação da química.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.