Universidade francesa Sciences Po faz palestra em São Paulo

Apresentação vai acontecer na quinta-feira (6 de abril), no

Espaço Campus France Brasil. Entrada é gratuita.


Representantes da universidade francesa Sciences Po vão realizar uma palestra na Midiateca do Espaço Campus France Brasil, em São Paulo, no dia 6 de abril, às 18h30. Na apresentação, será possível saber mais sobre as formações, o processo de admissão dos estudantes estrangeiros e as possibilidades de bolsas de estudo.

A Sciences Po é uma instituição francesa reconhecida internacionalmente e frequentemente citada entre as melhores do mundo nas áreas de ciências humanas, políticas e sociais. No ranking QS 2017 das melhores universidades, a Sciences Po aparece como a quarta melhor do mundo em ciências políticas e relações internacionais e a primeira da França.

A entrada para a palestra é gratuita, mas é necessário fazer inscrição. Os interessados devem encaminhar um e-mail com o assunto “Sciences Po”, nome, telefone e instituição de ensino de origem para eventos@campusfrancebrasil.com.br.

Institutos de Estudos Políticos

A França possui dez institutos de estudos políticos (IEP, sigla para Institut d’Études Politiques). O mais famoso deles é a Sciences Po Paris. O procedimento de candidatura varia de acordo com o instituto escolhido. Sete deles (de Aix-en-Provence, Lille, Lyon, Rennes, Saint-Germain-en-Laye, Strasbourg e Toulouse) se associaram para propor apenas um concurso para entrada no primeiro e segundo anos.

Os estudos nas IEPs duram cinco anos e são divididos em dois ciclos. O primeiro ciclo dura três anos e é multidisciplinar, com matérias ligadas às ciências humanas e sociais. O segundo é reconhecido como master e é voltado à especialização.

Segundo a Onisep (escritório do governo francês para informação sobre o ensino e as profissões), pesquisa realizada em 2015 mostrou que 73% dos diplomados na Siences Po Paris trabalhavam no setor privado, 7,6% em organizações internacionais e 18,4% no serviço público nacional.

Alguns IEPs expandiram a gama de cursos e, atualmente, também oferecem diplomas de jornalismo e comunicação, marketing e publicidade, finanças, auditoria e gestão, entre outros.

Sobre o Campus France Brasil

Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. No escritório de São Paulo, a equipe realiza atendimento individual de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Posts Relacionados

IGOR MARCHESI ATOR BRASILEIRO CONQUISTA PORTUGAL

PARTICIPANTE DA SEGUNDA EDIÇÃO DO DANCING BRASIL – A ATRIZ E APRESENTADORA CARLA PRATA NOS CONTA SEUS SEGREDOS.

11º Festival da Cultura Coreana acontece em São Paulo nos dias 12 e 13 de Agosto