Você criou uma obra e vai inscrevê-la em um prêmio? Não esqueça de assiná-la

Você criou uma obra e vai inscrevê-la em um prêmio? Não esqueça de assiná-la

Especialista em artes lembra da importância da obra assinada

A cada ano, o Prêmio Ibema Gravura movimenta estudantes e amantes da arte da gravura para que inscrevam as suas obras no único prêmio do gênero promovido pela iniciativa privada. Dezenas e, até, centenas de obras chegam para serem analisadas pelo corpo de jurado formado por renomados especialistas em gravura e design. No entanto, muitas vezes, a obra tem qualidade, mas peca por não seguir as Normas Internacionais para Numeração e Assinatura da Gravura de Arte.

“Uma pena, pois não podemos considerar obras não assinadas nem datadas, afinal, sem o nome do artista, temos dificuldades até de comunicar uma eventual classificação”, revela a artista plástica especializada em gravura, pintora, professora de artes e jurada do Prêmio Ibema Gravura, Uiara Bartira.

No mundo profissional da arte, uma obra é considerada um sistema simbólico intimamente relacionado às experiências e representações dos indivíduos e da coletividade, por isso, a falta de assinatura e data devidamente registrada compromete a avaliação de todo o trabalho. “Um avaliador indaga sobre autenticidade da obra. Se ela está assinada e segue as normas internacionais significa que foi valorizada por quem a criou. Já a falta de data de execução, impede a identificação do período de referência do artista. Sem data e sem assinatura a valorização monetária da obra fica bem comprometida”, esclarece Uiara.

Por isso, a coordenação do prêmio lembra aos estudantes interessados em participar da edição deste ano que não deixem de assinar as suas obras, afinal esta é uma etapa importante para a profissionalização do artista. As assinaturas devem ser feitas a lápis, sendo que a numeração deve estar à esquerda e logo abaixo da imagem, o título no centro e o ano à direita. Para mais informações acesse o site http://www.premioibemagravura.com.br/.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m 2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas.Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 880 colaborares, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Posts Relacionados

“Teatro Breve de Garcia Lorca” estreia curta temporada no Rio de Janeiro

Stand up Meu Dinheiro Vale Ouro tem apresentações em Osasco

Grupo de Teatro do CAU apresenta espetáculo gratuito na Univali em Itajaí