Wilson Simonal, que completaria 80 anos esse ano, é destaque em documentário que estreia no Curta!

Simonal sobe aos palcos em “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”

Wilson Simonal, que completaria 80 anos esse ano, é destaque em documentário que estreia no Curta!

A trajetória de Wilson Simonal, considerado o cantor das multidões, chega ao Curta! no mês em que se completam 18 anos sem o artista. Estreia na Segunda da Música, 4, às 22h20, o documentário “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”. Codirigido por Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, o filme narra a trajetória do ex-cabo do exército brasileiro que se transformou em um dos cantores mais populares do país, chegou a reger um coro de 30 mil pessoas no Maracanãzinho e cantou ao lado de Sarah Vaughan e Elis Regina, mas que foi condenado ao ostracismo por seu suposto envolvimento com a ditadura. A ascensão meteórica do “Pelé das rádios” só não foi tão veloz quanto sua queda. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens de memoráveis apresentações, o filme passa a limpo as histórias do artista, que, se estivesse vivo, completaria 80 anos esse ano.

SEGUNDA DA MÚSICA

Simonal – Ninguém sabe o duro que dei (Documentário)

O filme traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava inocência. Através de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra também as respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário, símbolo sexual num país e numa época em que existia muito racismo?  

Diretores: Cláudio Manoel, Mical Langer e Calvito Leal

Duração: 84 min.

Estreia: 4 de junho, segunda-feira, às 22h20

Classificação: Livre

Horários alternativos:

5 de junho, terça-feira, às 16h20

6 de junho, quarta-feira, às 10h20

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=1-oqZItgtqQ

FOTOS EM ALTA: http://agenciafebre.com.br/canal-curta-semana-de-0406-0806

 

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história, política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Siga o Curta! nas redes sociais:

facebook.com/CanalCurta

twitter.com/canalcurta

youtube.com/user/canalcurta.

E saiba mais em: http://www.canalcurta.tv.br.

Posts Relacionados

Parceiros da Educação lanca Campanha de financiamento coletivo para escolas da rede pública de SP

INSTITUTO AYRTON SENNA INAUGURA EXPOSIÇÃO “O LEGADO DE UM ÍDOLO” NO METRÔ DE SÃO PAULO

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DA 4ª MOSTRA DE CORAIS DE FLORIANÓPOLIS