Fundação Japão promove exposição sobre mangá a partir do dia 14 de maio

6 de maio de 2019 Divulgação
Fundação Japão promove exposição sobre mangá a partir do dia 14 de maio

Fundação Japão promove exposição sobre mangá

A Fundação Japão promove, em parceria com a Editora JBC, a exposição “Mangá, aspectos culturais e históricos”, que acontece de 14 de maio a 29 de junho, na biblioteca.

Na mostra, visitantes poderão conhecer, de forma divertida, aspectos culturais, bem como um panorama da história do mangá no Japão e no Brasil.

Também serão abordadas as caraterísticas singulares que diferenciam o mangá das histórias em quadrinhos ocidentais, como por exemplo a forma do uso das linhas cinéticas ou as onomatopeias peculiares da língua japonesa, que valorizam as sensações e emoções narradas na história.

A exposição traz, ainda, os principais concursos de mangá, que além de revelar novos talentos, têm sido importante porta de entrada para os mangakás no mercado.

Um importante exemplo é o Brazil Manga Awards, promovido pela editora JBC, que também traz ao mercado brasileiro publicações como a Henshin Manga. Estas iniciativas não apenas incentivam o surgimento de novos mangakás, como também divulgam os novos talentos aos fãs de todo o país.

A história do Mangá*

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra surgiu da junção de dois vocábulos: “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem). Ou seja, mangá significa, literalmente, “desenhos involuntários”.

As primeiras manifestações dos quadrinhos japoneses datam do século XI, com caricaturas cômicas de animais chamadas “chôjûngiga”. O mangá, no entanto, só surgiu efetivamente cerca de 600 anos mais tarde, em 1814, quando o pintor Katsushika Hokusai lançou o primeiro encadernado contendo uma coleção de histórias com desenhos sequências.

A série, que teve 15 volumes, foi batizada de “Hokusai Mangá”. A partir daí, os quadrinhos japoneses passaram a ser chamados de mangás. Essa denominação consolidou-se no Japão somente no pós- Segunda Guerra, já nos anos 1950, com as obras de Osamu Tezuka.

*Fonte: Editora JBC

Realização

Fundação Japão em São Paulo

Apoio

Editora JBC

Mangá, aspectos culturais e históricos”

Data: de 14 de maio a 29 de junho de 2019

Horários: de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19h30, e aos sábados, das 9h às 17h

Local: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, 52 – 3º andar, São Paulo-SP

Ingressos: Gratuitos

Classificação: Livre

Mais informações: www.fjsp.org.br | (11) 3141-0110


Copyright ©2022. Todos os direitos reservados.