Bondes Elétricos voltam à cidade de São Paulo
Bondes Elétricos voltam à cidade de São Paulo
Exposição gratuita no Museu da Energia resgata história de bondes, trens e ônibus elétricos. Evento ainda terá um dos primeiros trólebus a circular em São Paulo exposto exclusivamente neste sábado, 1º de junho.
Motorista de bonde elétrico na Praça Ramos – Crédito Acervo Fundação Energia e Saneamento
Foto disponível em: http://twixar.me/kWzn
“Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes” abre a nova exposição do Museu da Energia de São Paulo no dia 1º de junho, a partir das 10 horas. Para os visitantes e entusiastas do tema a mostra inédita traz no sábado de abertura, em parceria com o Museu dos Transportes e a SPTrans, um dos primeiros trólebus a circular em São Paulo, o modelo Brill, fabricado nos anos 1940 nos Estados Unidos – o coletivo será exposto no pátio interno do Museu.
A exposição gratuita instalada no andar térreo apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo por meio de painéis, fotos, documentos e vitrines de objetos, com itens como uma manivela de acelerador de bonde de 1900 e um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 – o que havia de mais moderno à época, o aparelho antecede os computadores atuais que permitem o gerenciamento remoto.
Até o dia 05 de outubro a mostra também irá explorar a trajetória de outros meios à tração elétrica como o metrô e o recente VLT, além do futuro do transporte individual com os carros elétricos.
A exibição faz parte de uma ação da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora da Rede Museu da Energia, em celebração dos 120 anos da energia na Capital Paulista, “trazer para a população, por meio de uma exposição, os impactos dos 120 anos da energia na Capital Paulista é essencial para o cidadão reconhecer a evolução de um período tão relevante no desenvolvimento urbano e social, e que, inclusive, reflete nos dias de hoje”, comenta Rita Martins, diretora da Fundação.
“Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes” que também contou com o apoio da ABRAVEI – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores, foi viabilizada por meio de aporte oriundo do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
Trólebus ACF-Brill será exposto no Museu da Energia de São Paulo neste sábado (01/06) – Crédito Museu dos Transportes
Foto disponível em: http://twixar.me/HZzn
SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Cesp
PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
CTG Brasil
SERVIÇO – EXPOSIÇÃO “RODAS E TRILHOS: ELETRICIDADE NOS TRANSPORTES”
GRATUITO
Local: Museu da Energia de São Paulo
Data: 01/06/2019 a 05/10/2019
Horários: 10 às 17 horas
Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos
Mais Informações: 11 3224-1489