Elefante Letrado promove clube de leitura para aproximar crianças à literatura e promover interação durante período de isolamento social
Elefante Letrado promove clube de leitura para aproximar crianças à literatura e promover interação durante período de isolamento social
Os primeiros encontros ocorreram nos dias 14 e 17 deste mês, a partir de provocações sobre livros do acervo em português da plataforma
Ser um importante aliado para o desenvolvimento da compreensão leitora e um companheiro para as crianças durante o período de quarentena, esses são os objetivos do Clube de Leitura do Elefante Letrado, ação idealizada e mediada pela editora e líder de conteúdo, Annete Baldi. Os encontros possibilitam a troca de conteúdo entre crianças de mesma faixa etária, mas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, despertando outros olhares sobre livros já lidos e muita curiosidade para os ainda não lidos.
Nos dias 14 e 17 de julho aconteceram os quatro primeiros encontros e, na última semana das atividades, os grupos voltam a se encontrar. As vagas dos já realizados esgotaram em uma semana, com mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental 1 inscritos para participar das salas virtuais organizadas especialmente para os encontros. Já estão programados novos grupos com vagas limitadas e exclusivas para crianças de escolas que utilizam o Elefante Letrado ou para assinantes do pacote familiar. Mais informações sobre como participar podem ser encontradas no site www.elefanteletrado.com.
Scheila Vontobel, sócia-fundadora e idealizadora do Elefante Letrado, destaca a importância da ação. “Desenvolvemos a ideia do Clube de Leitura devido à necessidade de apoiar a manutenção das práticas de leitura e a interação das crianças nesse momento de distanciamento social. Como o retorno que tivemos foi excelente, já programamos novos encontros, com temáticas que serão reveladas em breve nas redes sociais da plataforma”, afirma.
Sobre o Elefante Letrado
A Plataforma de Leitura Elefante Letrado disponibiliza livros de diferentes gêneros textuais (contos, poesias, crônicas, fábulas, entre outros), classificados de acordo com níveis de proficiência do leitor. O estudante faz seu próprio percurso de leitura, escolhendo entre títulos variados e avançando nos diferentes níveis à medida que realiza os jogos de compressão leitora, que estão alinhados a descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, os professores têm acesso, em tempo real, a relatórios de desempenho dos estudantes, permitindo que educadores e estudantes reflitam sobre o progresso nas diferentes habilidades de leitura. Os alunos também conseguem gravar as leituras e responder questões sobre as obras.
Mais detalhes no site www.elefanteletrado.com.