Escola francesa traz ao Brasil curso de atualização em Design & Comunicação
École Intuit Lab inicia em abril curso modular, com certificação brasileira e francesa, voltado aos profissionais interessados em “turbinar” suas carreiras com novas experiências e conhecimentos, ou mesmo dar uma “guinada” em sua trajetória
A École Intuit Lab (EIL) é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual que chega ao Brasil com um novo conceito de formação profissional, voltado ao aprimoramento da capacidade multidisciplinar que permite ao aluno acompanhar as tendências de um mercado criativo cada vez mais estratégico e inovador.
Já estão abertas as inscrições para o curso Design & Comunicação – Atualização Profissional, voltado aos profissionais interessados em “turbinar” suas carreiras com novas experiências e conhecimentos, ou mesmo dar uma “guinada” em sua trajetória. O programa é composto por três semestres, que podem ser realizados em módulos independentes, conferindo flexibilidade ao percurso formativo. Ao final de cada módulo, o aluno recebe dois certificados, um brasileiro e outro emitido pelo Ministério do Trabalho francês. A partir do segundo semestre, a programação inclui masterclasses e palestras com professores visitantes internacionais, que trarão aos alunos experiências inovadoras no contexto global.
“Mais que atualização curricular, o programa foi criado para que nossos alunos desenvolvam novas habilidades, se conectem às tendências, criem repertório, alcancem crescimento pessoal e profissional. Temos o propósito de formar profissionais preparados para atuar em sintonia com as necessidades dos negócios e da sociedade em qualquer lugar do mundo. Designers com habilidades, pensamento crítico e original para compreender e solucionar problemas complexos em diferentes mercados e culturas”, explica o designer e advisor da École Intuit Lab no Brasil, Giovanni Vannucchi.
O curso, oferecido de forma remota nesta primeira edição devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, foi elaborado para apresentar aos alunos os elementos fundamentais do design, estimular seu potencial criativo, desenvolver o pensamento estratégico, a abordagem contemporânea e multidisciplinar, e a elaboração planejada de projetos.
“Realizamos uma escuta com os profissionais brasileiros nos últimos meses que nos permitiu entender melhor as necessidades e dificuldades que vivem neste momento tão particular. Detectamos que a maioria deles tem restrição não apenas orçamentária, mas de tempo. A partir dessas informações, redesenhamos nosso programa, incorporando as vantagens do formato on-line, entre elas maior flexibilidade para o tempo de conclusão e menor custo. No módulo Imersão, o formato em Y, com duas trilhas, também traz liberdade ao aluno para escolher o caminho mais aderente ao seu objetivo de carreira”, ressalta Vanucchi, que também é representante no Brasil do Comitê da Bienal Ibero-americana de Design de Madrid.
Confira a composição de cada módulo:
Fundamentação: neste módulo o aluno é apresentado ao mundo das marcas, branding e design, etapa que dará a base para todos os aprendizados subsequentes.
Disciplinas:
Criatividade; Design; Fundamentos de Marketing e Branding; Expressão Visual; Expressão Visual e Linguagem Digital; Ferramentas de Pesquisa; Métodos Ágeis; e Design Thinking.
Imersão: módulo dividido em Trilha 1 e Trilha 2, onde o aluno pode optar por cursar as duas ou seguir a mais adequada ao seu objetivo de carreira. Neste módulo, professores visitantes internacionais irão ministrar palestras e masterclasses, proporcionando trocas com profissionais experientes em questões atuais e relevantes para o mundo do Design.
Disciplinas:
Trilha 1 – Identidade Visual e Verbal; Direção de Criação; Retail Design; Embalagem; UX/UI; Design Digital; Editorial; Comunicação e Propaganda.
Trilha 2 – Design de Serviço; Place Branding; Storytelling; Design de Experiência/UX e UI; Design de Impacto Positivo: Social e Sustentável e Gestão do Design.
Manifestação: módulo dedicado ao desenvolvimento de projeto a partir de um problema real, com a mentoria dos professores. Inclui a disciplina Modos de Apresentação e Apresentação de Projeto.
Serviço
École Intuit Lab – Curso de Design & Comunicação
Início das aulas: 12 de abril
Duração: três semestres modulares, que podem ser cursados em até três anos
Grade do curso: https://ecole-intuit-lab.com.br/program/atual-prof-design-e-comunicacao/
Inscrições: até 4 de abril pelo site https://processoseletivo.ecole-intuit-lab.com.br/
Vagas: máximo 25 alunos por turma.
Sobre École Intuit Lab
École Intuit Lab é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com abrangência internacional e visão multicultural. Co-fundada em Paris em 2001 pelos designers e acadêmicos Clément Derock e Frederic Lalande, que nutrem a visão de construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução no ensino do Design. Com forte presença internacional, mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país), dois na Índia, em Mumbai e Calcutá, e agora também em São Paulo, Brasil. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.
Ao completar 20 anos, o instituto implementa seu novo campus São Paulo, onde oferta três cursos de formação, que corresponde à graduação francesa, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de Design & Comunicação – Atualização Profissional, com duração de três semestres
Site: https://ecole-intuit-lab.com.br/