“O Meu Pé de Laranja Lima” – José Mauro De Vasconcelos
Lançado pela primeira vez em 1968, o clássico brasileiro, Meu Pé de Laranja Lima foi e ainda é um dos livros brasileiros que mais influenciam a leitura entre jovens de todas as idades.
O autor, José Mauro de Vasconcelos traz a história de sua infância com uma simples mas emocionante escrita. Ele nos leva ao menino Zezé, filho de uma família muito pobre e com muitos filhos, na qual todos lutam para sobreviver e botar a comida na mesa.
Mas Zezé vai além da sua realidade, criando um mundo próprio de fantasia, repleto de natureza e magia, e com a inocência de uma criança de cinco anos. Esse mundo de fantasia é seu refugio de uma vida dura e muitas vezes cruel.
Logo nas primeiras páginas, simpatizamos com a forma que Zezé vê o mundo e a si mesmo e que, com o decorrer da história ele faz amizades imensuráveis, como o seu pé de laranja lima, apelidado carinhosamente de Minguinho e o homem mais rico da cidade mas com o coração mais bondoso da história, O Portuga.
O final do livro é simplesmente sem palavras, a forma como Vasconcelos mistura a doçura e a dureza da vida é maravilhoso e realista demais. E Zezé é um personagem que você quer abraçar e cuidar de todo mal. Esse é um livro que você torce para um final feliz.
Publicado em toda a América Latina, Europa e boa parte da Ásia, essa história já virou novela de Tv, filme e peça de teatro. Mas como todos sabem, a obra original é sempre melhor. E esse livro é definitivamente uma leitura obrigatória para todos.
Por: Débora Carnevalli
Débora Carnevalli é escritora e estudante de Letras , colunista de midias sociais da Revista Ponto Jovem.