Beisebol_Brasil bate recorde na Major League Baseball
ACADEMIA ELITE MLB BRASIL 2019 – EM SEU TERCEIRO ANO PROJETO DE FORMAÇÃO DE ATLETAS BATE RECORDE E MAIS SEIS JOGADORES ASSINAM COM TIMES DA MAIOR LIGA DE BEISEBOL DO MUNDO
Número é o maior desde início das atividades da Major League Baseball no Brasil para um ano, agora são 22 brasileiros com contratos ativos em equipes da MLB
Fotos Academia MLB Brasil 2019 https://we.tl/t-VjnmtnvCRD
O dia 2 de julho marca a abertura do período de negociação de agentes livres internacionais da MLB. Nessa data os prospectos com 16 anos completos que estudam fora dos Estados Unidos e Porto Rico se tornam elegíveis para assinar contratos profissionais com equipes da Major League Baseball. Nos últimos tempos a ocasião é sinônimo de sucesso para o beisebol nacional e para Academia Elite MLB Brasil, que após sucesso em 2017 e 2018, em parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softball (CBBS), continua rendendo frutos positivos para o beisebol mundial. Este ano, terceiro da iniciativa, assinam contrato mais seis “acadêmicos” do CT Yakult, em Ibiúna, são eles: Lester Medrano, nicaraguense contratado pelo Texas Rangers por 520 mil dólares; Pedro da Costa, arremessador brasileiro firmado pelo Seattle Mariners por US$ 190.000; Juan Yanes, brasileiro filho de cubano assinou com oPittsburgh Pirates por US$ 120.000; Rafael Ohashi (Toronto Blue Jays), Antonio de Jesus (Los Angeles Dodgers) e Kawan Araujo (Boston Red Sox) assinaram seus contratos pela quantia de 10 mil dólares.
As seis contratações ratificam a fama brasileira de ser especialista na formação de arremessadores. Agora, dos 22 brasileiros contratados, 15 são “pitchers”. Esses garotos se juntam à dez prospectos brasileiros contratados nos dois primeiros anos de Academia Elite MLB Brasil, destaque para Eric Pardinho, também do Toronto Blue Jays, Heitor Tokar e Victor Coutinho do Houston Astros.
Academia Elite MLB Brasil, principal programa de beisebol amador do país, tem como sede o CT Yakult, localizado na cidade de Ibiúna (SP). A iniciativa, pioneira no país, marca a terceira temporada consecutiva em que a liga americana tem papel ativo durante todo o ano nas operações da academia de beisebol no CT de Ibiúna, considerado pela própria MLB como um dos melhores do mundo para formação de atletas fora dos Estados Unidos.
Estes novos prospectos do beisebol recebem treinos com padrões estabelecidos pela Major League Baseball, seguindo modelos que são utilizados pelo mais alto nível do beisebol mundial, para isso a parceria MLB e CBBS mantem no centro de treinamento oito profissionais da modalidade como treinadores, preparadores físicos, além de dois fisioterapeutas. A Academia conta com dois técnicos estrangeiros da MLB: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB), o dominicano Eduardo de Leon, instrutor do programa de desenvolvimento de técnicos da MLB, e seis brasileiros com experiências profissionais nos Estados Unidos e Japão
BEISEBOL NO BRASIL – Nos últimos anos, a MLB vem trabalhando intensivamente ao lado CBBS para proporcionar cada vez mais oportunidades aos jovens atletas brasileiros que desejam tornar-se jogadores de beisebol profissionais. Desde 2011, o MLB Brasil Elite Camp, substituído em 2017 pela Academia Elite MLB Brasil, possibilitou que vários novos talentos assinassem contratos com clubes profissionais da liga americana e de outros países, proporcionando um expressivo avanço no nível de jogo no Brasil.
Até hoje cinco atletas brasileiros alcançaram às “grandes ligas”, como é chamado nível principal da MLB, com destaque para Paulo Orlando campeão da World series 2015, Thyago Vieira, hoje companheiro de Paulo no Chicago White Sox, Yan Gomes (Washington Nationals) e Luiz Gohara (Atlanta Braves), além de André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro a jogar na MLB que atua na liga mexicana, considerada de nível triple-A, após passagens por Chicago White Sox, Miami Marlins e San Diego Padres. Vale destacar também o atleta Bo Bichette, filho de brasileira que disputou o WBC qualifier 2016 pela seleção de beisebol do Brasil, e ao lado de Pardinho é o principal prospecto do Toronto Blue Jays e pode estrear na liga principal ainda este ano.