Bio Brazil Fair, BIofach America Latina e Natural Tech confirmaram crescimento do mercado de produtos orgânicos e naturais

13 de junho de 2019 Eventos
Bio Brazil Fair, BIofach America Latina e Natural Tech confirmaram crescimento do mercado de produtos orgânicos e naturais

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH confirmaram crescimento do mercado de produtos orgânicos e naturais

Feiras foram palco da criatividade e inovação do setor e ofereceram ampla e variada gama de produtos para atender o varejo.

Maior evento de sustentabilidade da América Latina, as feiras simultâneas BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH, encerradas neste sábado, 8 de junho, no Anhembi, confirmaram o crescimento do mercado de produtos orgânicos e naturais.

Juntas, as feiras reuniram 672 empresas expositoras, número 33% maior que em 2018. A visitação também registrou crescimento significativo e atingiu a marca de 44.140 visitantes, entre lojistas, compradores, profissionais de saúde, profissionais do setor e consumidor final, nos quatro dias. Entre os compradores, o aumento de visitação foi de 21%.

Para a gerente de Negócios da Francal Feiras, Valeska de Oliveira, a edição recém-encerrada foi um retrato não só do desenvolvimento do mercado orgânico e natural, mas também de sua criatividade e inovação. “O evento teve de tudo e falou de tudo que se refere aos produtos e temas da sustentabilidade: de abertura de mercado a empreendedorismo feminino, de novas técnicas e tecnologias a economia criativa”.

A executiva ressalta o encantamento que muitos lojistas demonstraram em relação à qualidade e variedade de produtos disponíveis na feira. “Eles encontraram uma gama incrível de fornecedores que vão contribuir para encantar seus próprios clientes, o consumidor final”, constata Valeska.

O presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, lembra que a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH são fruto da visão empreendedora da promotora, que há 15 anos enxergou o potencial de um mercado consumidor preocupado com a sustentabilidade global. “Hoje celebramos esta marca confirmando nossa posição como a maior feira do setor na América Latina”.

Cobi Cruz, diretor do Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, classifica esta edição como “histórica”. “O varejo veio conhecer as marcas e lançamentos, e o consumidor veio reforçar o tamanho deste mercado. A estimativa de negócios dos associados do Organis, no estande coletivo, ultrapassa R$ 1 milhão para os próximos 12 meses”.

 

Negócios

Os negócios se deram também nas 514 reuniões das Rodadas de Negócios. Durante dois dias (5 e 6), 217 empresas expositoras tiveram contato direto e pessoal com 32 compradores convidados e ofereceram seus produtos num ambiente reservado, fora dos estandes. Os encontros geraram expectativa de R$ 18,87 milhões a serem concretizados nos próximos 12 meses.

Os compradores vieram de oito estados – Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e do Distrito Federal – o que ampliou as oportunidades para os expositores abrirem novos mercados.

 

Internacional

O crescimento da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH ficou evidenciado também no aumento da presença internacional. Mais de 30 empresas de 13 países – Alemanha, Áustria, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, México, Paquistão, Peru e Portugal – expuseram seus produtos e serviços para os compradores e consumidores que visitam as feiras. Dois deles, Chile e Peru, mantiveram pavilhões próprios.

 

Conhecimento

Com cerca de 120 horas, a programação gratuita da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH levou aos visitantes, empresários, empreendedores e demais públicos, conteúdo de alta qualidade e colaborou com o debate sobre os temas mais atuais do mercado de produtos, orgânicos e naturais, vegetarianismo e veganismo, inovação, saudabilidade, práticas integrativas, saúde, beleza e muito mais.

As palestras, fóruns, workshops, bate-papos e aulas-show contaram com especialistas renomados em suas áreas de atuação e também com celebridades como Bela Gil, Ellen Jabour e Luisa Mell, e autoridades, como Virginia Lira, coordenadora de Produção Orgânica da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

 

Selo Viva Verde

Novidade desta edição, a campanha Selo Viva Verde promoveu o engajamento das empresas expositoras em prol de ações mais sustentáveis. Cem expositores receberam o selo por terem gerado o mínimo possível de lixo e resíduos, criando mecanismos que facilitaram sua coleta e reciclagem, e por pensarem nos utensílios usados no suporte às demonstrações e degustações. Estas empresas puderam estampar o Selo Viva Verde em seus estandes, redes sociais, canais digitais e demais materiais promocionais.

 

Palavra do expositor

 

Abrimos novos mercados. Empresários de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram bem enfáticos em nos convidar para levar até o mercado deles a nossa kombucha.

Afranio Medeiros, diretor da Ewe/ Yuka

 

Para a Lightsweet, a edição deste ano, além de novos e potenciais clientes, recebeu os nossos atuais clientes que não estiveram presentes em anos anteriores. A feira tem despertado grandes interesses pelo canal autosserviço na busca de produtos saudáveis.

Maikom Zambianchi, coordenador de Marketing da Lightsweet

 

Participar da Bio Brazil Fair é manter o contato com nossos clientes e parceiros, como também prospectar novos clientes. É um momento de apresentar a diversidade de receitas que podemos oferecer com nossa farinha. Aproveitamos o evento para criar novos contatos para futuros negócios, geramos negociação o ano todo.

José Gomes, gerente Comercial do Grupo Ocrim

 

Estar na Naturaltech foi uma nova e positiva experiência para Linea Alimentos. Não só por conta dos negócios, que nos abriram muitas portas com pequenas e grandes possíveis empresas parceiras, como para o ciclo de reinvenção do nosso posicionamento. A feira nos apresentou a possibilidade de falarmos com um público diverso e alinhado à mensagem que buscamos passar.

Franciele Boaria, coordenadora de Comunicação da Linea Alimentos

 

A Naturaltech é um evento que segue a mesma filosofia da Superbom de promover hábitos de alimentação saudáveis. Por isso, é uma excelente oportunidade para apresentarmos nossos lançamentos, tanto para o consumidor final quanto para varejistas que ofertam esses alimentos saudáveis.

Ivan, diretor Comercial da Superbom

 

É um alento ver o dinamismo das marcas e tantos lançamentos diante do atual cenário econômico do País. Ver que o segmento está vibrante, pujante. Se formos comparar com quatro anos atrás, além do maior público, número de expositores e da qualidade do que está sendo exposto, notamos que os consumidores estão mais exigentes e que entendem mais do que estamos falando, do que é agricultura justa, por exemplo, que antes não sabiam e hoje valorizam. Isso mostra que a feira está no caminho certo e que nós estamos no caminho certo. Este ano viemos com dois estandes o que demonstra o crescimento da Naturaltech e o potencial do mercado.

Romanna Remor, diretora de Marketing da Souly – Feed Your Soul

 

Lançar a marca durante a Naturaltech foi uma das melhores escolhas que fizemos. Sentimos a sinergia do nosso negócio com a proposta da feira e aproveitamos essa oportunidade para apresentar os produtos ao mercado e também para o consumidor final. Nossos queijos, pizzas e conservas foram muito bem recebidos e esse feedback foi importante para saber que estamos no caminho certo. Além disso, o público que visita a Naturaltech é bem variado e isso fez diferença, pois conseguimos falar com o pessoal do mercado de food service para futuras parcerias e negociações, além de apresentar o portfólio para varejistas e representantes comerciais. O saldo final foi bem positivo. 

Tobias Biselli, sócio proprietário do Galpão Cucina  

 

O Brasil já conta com 19 mil produtores orgânicos. Neste contexto, participar de grandes eventos como a Bio Brazil Fair e Naturaltech dá ainda mais visibilidade para quem atua neste mercado segmentado, o que fortalece toda uma cadeia.
A dimensão do mercado orgânico está atingindo há um tempo, uma diversidade, uma maturação profissional, que é visível na feira. Hoje, no orgânico, cabe a agricultura familiar, o agronegócio e as grandes produções que estão no Brasil. É um crescimento em todos os níveis, em todas as formas de acesso ao mercado.

Alexandre Harkaly, diretor executivo da IBD Certificações

 

Ficamos surpresos com os resultados já alcançados pois além dos nossos clientes fiéis, percebemos que ainda existe um grande mercado a ser explorado. Nosso investimento realizado na Naturaltech com certeza também nos trouxe novos contatos e possibilidades de negócio que serão fundamentais para dar prosseguimento a nossa atuação, adquirir conhecimento sobre as novas tecnologias e descobrir as principais tendências.

Fábián Lázló, CEO da Lazlo Brasil

 

Para a Korin, participar da Bio Brazil Fair é sempre uma expectativa muito boa porque a gente já sabe que vai encontrar clientes e parceiros de longa data, e é um momento de sentar com tranquilidade e conversar sobre diversos assuntos, como também uma oportunidade de ter contato com o consumidor final para explicar os diferenciais dos produtos da nossa marca.

Marceno Braga, gerente de Marketing da Korin

 

Neste ano, a feira está com novidades interessantes e com bastante gente interessada na Cuida Bem, marca que trouxemos ao evento. Ainda, conhecemos pessoas em áreas brancas para fazer distribuição, o que pode ampliar a capilaridade desses nossos produtos. Além disso, o fluxo foi bem positivo, em média, 60 pessoas passaram pelo estande a cada hora. A Naturaltech contribui bastante para a marca, para torná-la mais acessível ao público consumidor, a quem realmente quer comprar os produtos da Linha Cuida Bem, e o evento está bastante produtivo

Breno Pereira Lima de Carvalho, gerente de Saudáveis da Santa Helena

 

A edição deste ano foi muito boa para nós. Percebemos um aumento do público, e podemos afirmar que com certeza duplicamos as vendas aqui e também fizemos muitos contatos importantes

Luana Stein, diretora de Marketing e Inovação do Grupo Revel (marcas Monama, Farovitta, Empório da Papinha e Tivva)

 

A Schraiber participou pela 14ª vez da Naturaltech e a cada edição percebemos como o segmento de produtos naturais vem crescendo e ganhando representatividade. Ficamos muito felizes com os resultados alcançados neste ano e vamos investir no desenvolvimento de novos produtos para lançarmos na Naturaltech de 2020

Paulo Egedy, diretor de Marketing da Schraiber

 

A experiência da Vih! foi surpreendente, desde a participação do público, acima da nossa expectativa, como também o volume de negócios. Contabilizamos mais de 500 pessoas por dia em nosso estande. Saímos revigorados e prontos para mais negócios em 2020

Angélica Moretti, idealizadora da Vih! Alimentos

 

É o segundo ano que estamos expondo e para a gente, que tem uma empresa nova no mercado, é sensacional ter contato com lojistas fora de São Paulo. Tivemos muita visitação e o trabalho na feira não termina aqui; daremos continuidade com a quantidade de contatos, que foi fundamental e nos ajudou muito.

Teco Lauletta, sócio proprietário da Organic4

 

É a nossa primeira vez na feira como expositores. Desta vez trocamos a rodada de negócios para um estande que pudesse auxiliar na prospecção de fornecedores para nosso plano de expansão, que é bem robusto. Foi muito positivo, melhor até do que a gente esperava. Acredito que 70% dos expositores vieram até o nosso estande e puderam conhecer o nosso portfólio.

Laura Reis, gestora de Orgânicos e Saudáveis da Hortifruti e Natural da Terra

 

Em termos de negócios foi excelente, porque nós estamos evoluindo bastante no ramo de orgânicos. Tivemos uma receptividade acima do que nós esperávamos, conversamos com os distribuidores, compradores, com o consumidor final e até com o setor de exportação.

Rafael Bortolato, analista Comercial da Fugini

 

A feira de uma maneira geral foi muito positiva para termos contato com o pessoal de food service, varejo, distribuidores e consumidor final. Para nós, é muito importante essa dinâmica. Fizemos muita prospecção, muitas parcerias e já temos, inclusive, reuniões agendadas e muitos negócios encaminhados para depois da feira.

Angelita Collette, Key Account da Wessel

 

Esta edição foi surpreendente para nós, superou nossa expectativa, pois logo no primeiro dia faturamos o que antes vendíamos durante o evento todo. Acreditamos que isso se deu por termos também mais produtos, um estande maior, mais gente para atender, além de agora fecharmos pedidos para lojistas”

Ananda Boschilia, sócia fundadora da Alva / Grupo Bioté.

 

Vimos uma grande evolução do evento em número de negócios. Recebemos mais lojistas e, principalmente, mais visitações qualificadas. Para 2020, nossa expectativa é dobrar o faturamento desta edição, pois esta dobrou a do ano passado. Nos impressionamos com o interesse dos países árabes, Portugal, Alemanha, Estados Unidos e China em nosso trabalho”,

Camille Rossana da Cruz, gestora Comercial da Glory by Nature.

 

Faz cinco anos que somos expositores e sempre supera as nossas expectativas em termos de volume de negócios e prospecção de clientes. A feira traz visibilidade, boas negociações e o seu efeito se prolonga até a edição seguinte. Vale o investimento.

Caroline Villar, sócia fundadora da Souvie.

 

Nossa avaliação sempre é pós feira, mas já temos uma prévia que foi bem produtivo, muitos contatos realizados aqui. É o primeiro ano que somos expositores, nosso negócio é muito específico e, por isso, dificilmente fechamos um negócio na hora. Porém, recebemos o contato de vários interessados e vamos analisar individualmente para desenvolver projetos personalizados ao longo do ano.

Felipe Cunha, CEO da Suplax.

 

Tivemos bons leads e, certamente, fecharemos um bom volume em faturamento, um aumento em média de 30% a 40%. A feira foi o palco para consolidar negociações que já estavam em andamento, além de sentir o feedback dos consumidores. Estamos bem satisfeitos com o resultado.

Nicholas Edenburg, coordenador de Execução da Pic-Me.

 

No ano passado estivemos presente na feira no estande de um parceiro. Desta vez buscamos um espaço só nosso e foi a melhor escolha. Sentimos uma diferença enorme em termos de visibilidade da marca e movimentação no estande. Nossas ações são mais B2B, por isso não tivemos vendas direta ao consumidor durante o evento. Porém, tivemos muitas oportunidades em novos negócios e pudemos avançar nas prospecções que iniciamos antes da feira.

Gustavo do Ó, diretor da Cajueiro do Brasil.

 

Sentimos uma mudança de escopo que está trazendo mais varejistas em busca de produtos mais saudáveis. Muitos desses varejistas se espantaram com o tamanho do nosso portfólio, então, é uma oportunidade, pois em termos de novos clientes foi extremamente positivo e encontramos potenciais contatos em nível nacional.

Isabel Vasconcelos, do departamento de Marketing da Hevea

 

Para nós foi muito bom, e do ano passado para cá resolvemos colocar os produtos para venda e está sendo uma experiência maravilhosa. No último dia tivemos fila de compra. Nós crescemos 146% no mercado de orgânico e durante a feira atendemos muita gente de matéria prima, cerca de 150 contatos, sem contar outros setores. Acredito que, no total, falamos com umas 500 pessoas.

Rafael Hortz, gestor de Marketing da Vapza

 

A feira mais uma vez foi um sucesso. Todo ano ela cria novas oportunidades e recebemos muitas visitas, muito consumidores, clientes que já são parceiros nossos e também recebemos várias empresas com oportunidade de novos negócios. Nosso estande não ficou parado um minuto, foram quatro dias lotados. Posso dizer que o volume foi grande.

Jose Gomes, gerente Comercial da Mirella

 

Nossa participação na feira foi muito produtiva. As empresas que fizeram parte do nosso estande fomentaram muitos negócios. Na parte de consultorias, tivemos uma média de 60 atendimentos por dia nos três primeiros dias e cerca de 40 atendimentos no sábado. Ter essa quantidade de atendimentos numa feira é algo muito expressivo.

Dorli Martins, consultora do Sebrae Nacional


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