Como a tecnologia está ajudando a transformar o mercado de bares, restaurantes e lanchonetes
Como a tecnologia está ajudando a transformar o mercado de bares, restaurantes e lanchonetes
Tecnologia da MarketUP distribui gratuitamente inteligência em gestão e vendas para mais de 100 mil pequenos negócios no Brasil
A tecnologia tem sido uma forte aliada do mercado de bares, restaurante e lanchonetes. O setor vem resistindo à crise econômica dos últimos anos e registrando expansão anual de 10%, segundo a Abrasel, associação que reúne as empresas desse segmento – responsável por cerca de cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano.
Um dos grandes desafios desse mercado é habilitar os pequenos negócios a terem acesso a tecnologias de ponta. “Esses empreendedores precisam de suporte e capacitação para sobreviver em um mercado concorrido e bastante impactado pela perda de renda dos brasileiros nos últimos anos. Mais que isso, eles devem voltar a sonhar com a prosperidade de seus negócios”, diz Carlos Azevedo, CEO da MarketUP, startup que oferece sistema de gestão digital gratuito para mais de 100 mil pequenos negócios em todo o país.
A empresa, que conta com mais de R$ 7,4 bilhões já transacionados desde sua criação, tem bares, restaurantes e lanchonetes como um de seus segmentos-foco. São mais de 14 mil clientes atuando nesse setor, aproximadamente R$ 325 milhões transacionados só nos primeiros cinco meses de 2019.
“Trabalhamos para empoderar esses pequenos empresários e, assim, estimular a ruptura do atual modelo de operação de mercado – oferecer mais eficiência em gestão, maior poder de compra e melhor oferta aos seus consumidores”, destaca. Segundo ele, quanto mais empreendimentos estiverem conectados à plataforma, maior será a capacidade de aquisição de mercadorias e negociação de melhores preços, porque tudo é desenvolvido para dar escala e competitividade.
O executivo ressalta a importância das micro e pequenas empresas para o país, especialmente, no mercado de bares, restaurantes e lanchonetes. “Esses negócios representam uma grande força motriz da economia brasileira, por atuarem como fonte de renda e emprego, importante vetor do crescimento econômico. Muitas de propriedade familiar, estas empresas operam com ineficiência e usam capital próprio para manter e expandir suas atividades”, analisa.
Para Azevedo, a MarketUP está ajudando a criar um sistema de valor partilhado, que permite o crescimento dos pequenos negócios. Um novo padrão está sendo criado, com menos burocracia, transparência em todas as relações e transações, de inclusão de todos os segmentos, em interfaces amigáveis e de fácil uso, convenientes e seguras.
“Representamos a construção de uma nova forma de suportar o crescimento de pequenos negócios no mercado brasileiro. Nossa tecnologia desburocratiza processos complexos e sofisticados, tornando a vida de empreendedores mais simples, com custos mais baixos e transparência nas relações comerciais. Nossa tecnologia simplifica e empodera”, ressalta o CEO da MarketUP.
Fispal Food Service 2019 | A MarketUp irá participar pela primeira vez da Fispal Food Service, na edição de 2019. A empresa levará o Boteco MarketUP para mostrar como seu sistema é capaz de entregar mais organização, controle e tempo para os players do setor, tudo de forma gratuita.
Em seu stand, a empresa irá apresentar cinco aplicações. ‘Comandas’, disponível por app de mesmo nome ou na plataforma da MarketUP, envia pedidos para a cozinha, fecha solicitações ou transfere o cliente de mesa, de uma forma simples e organizada. A funcionalidade ‘Impressão Distribuída’ permite que um pedido seja enviado para áreas distintas, como balcão e cozinha, ao mesmo tempo. O app ‘Vendas Balcão’, por sua vez, permite estruturar as vendas de um estabelecimento e emitir notas fiscais direto do celular. ‘Delivery’ é uma função que permite ao estabelecimento acompanhar os pedidos por meio de um número identificador, além de levar informações sobre o entregador. Para finalizar, o ‘Negócio PRO’ é um aplicativo do ERP da empresa, dentro da máquina da Cielo LIO, com recursos como finanças, estoque, vendas e emissão de documentos fiscais.
Azevedo comemora a primeira participação da empresa na Fispal Food Service. “Essa é considerada, hoje, a mais importante feira da América Latina no segmento de alimentação. Os bares e restaurantes constituem um de nossos segmentos-foco, então é uma grande oportunidade para mostrarmos, de forma prática, como a nossa plataforma contribui para o dia a dia de um pequeno empresário do ramo”, conclui.