De cultura a empreendedorismo, Experimenta Portugal chega à quinta edição e traz atrações portuguesas a São Paulo
De cultura a empreendedorismo, Experimenta Portugal chega à quinta edição em São Paulo
Em três meses de atrações, chancela cultural celebra tanto o Dia da Língua Portuguesa (5 de maio) quanto o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho)
Chega a São Paulo nos próximos meses a quinta edição do Experimenta Portugal, conhecida chancela de eventos culturais que traz à capital paulista uma mostra da cultura e da língua portuguesa. Serão mais de dez atrações gratuitas contemplando música, literatura, cinema, esportes, gastronomia e empreendedorismo.
Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo desde 2015, o Experimenta consolidou-se na agenda cultural da cidade por promover um intercâmbio artístico cultural entre Brasil e Portugal, celebrando o momento único de redescobrimento e transformação que os dois países atravessam.
“O Experimenta Portugal 2019 insere-se na linha das anteriores edições, alargando-se, porém, ao domínio econômico, através de um Ciclo de Palestras e Workshops dedicado ao tema “Portugal – Inovação e empreendedorismo”. Contribui desta forma para uma visão mais abrangente da realidade de Portugal, nas suas diferentes vertentes cultural, social e econômica, e explorando as oportunidades de aproximação entre o Brasil, Portugal e os restantes países de expressão lusófona”, afirma Paulo Nascimento, cônsul-geral de Portugal em São Paulo.
A programação divide-se em duas fases: em maio, ocorrem os eventos que celebram o Dia da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio em todos os países lusófonos. No mês seguinte, o calendário é voltado para a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho.
“Nessa quinta edição, focamos no diálogo que a língua portuguesa nos permite ter com os diversos países de língua portuguesa. Incrível notar como, de um lado, esse fluxo de idas e vindas entre esses países se dá em diversas naturezas, do negócio ao afeto, das artes a educação, e com isso vamos criando um universo de diálogo plural e rico. Do outro lado, a riqueza histórica e cultural que cada país destes tem também faz o outro ampliar ainda sua visão de mundo. Portugal nos ajuda criar essas pontes com os outros países de mesma língua”, explica Bruno Assami, diretor do Experimenta.
Integrando a mostra com as comemorações do Dia da Língua Portuguesa, o Experimenta’19 também traz artistas de países como Guiné-Bissau e Cabo Verde, que têm o português como língua oficial, reforçando o caráter universal do nosso idioma comum.
Programação
O calendário de atrações começa já nesta sexta, com a apresentação do livro Olonko, do escritor guineense Ernesto Dabo, e percorre os meses de maio, junho e julho, passando por diversos espaços culturais da cidade de São Paulo.
À exceção do Jantar Comemorativo dos 600 Anos do Descobrimento da Ilha da Madeira, no dia 25 de maio, em Santos, todos os demais eventos são gratuitos e abertos ao público (sujeito a lotação máxima dos locais).
Confira:
Maio
03/05 – Apresentação do Livro “Olonko”, de Ernesto Dabo (Casa das Rosas)
04/05 – Lançamento do livro “Ecos do Brasil”, de Eça de Queiroz, seguido de Sessão Cine Lusco-Fusco com a exibição de “Os Maias” (2014), de João Botelho (Consulado Geral de Portugal em São Paulo)
05/05 – Show do Dia da Língua Portuguesa, com Felipe Antunes e participação de Jessica Areias e Ernesto Dabo (Avenida Paulista, palco externo SESI)
06/05 a 06/06 – Exposição “O Cordel em Portugal e no Brasil” (Casa das Rosas)
07/06 – Palestra de Carlos Moura e a Câmara Brasileira do Livro – CBL (Unibes Cultural)
25/05 – Jantar Comemorativo dos 600 Anos do Descobrimento da Ilha da Madeira (Associação Atlética Banco do Brasil de Santos)
Junho
07/06 a 09/06 – Vinhos de Portugal (JK Iguatemi)
10/06 – Concerto triplo com Mário Laginha, Tcheka e Hamilton de Holanda (Unibes Cultural)
11/06 – Ciclo de palestras e workshops “Portugal – Inovação e empreendedorismo” (Unibes Cultural)
13/06 – Peça “A esperança na caixa de chiclete ping pong”, de Clarice Niskier (Unibes Cultural)
15/06 – Mostra Fotográfica Projeto Água Viva (Consulado Geral de Portugal em São Paulo)
16/06 – Corrida Portugal (Parque do Trote)
29/06 – Sessão Cine Lusco-Fusco em homenagem ao dia de Portugal (Consulado Geral de Portugal em São Paulo)
Data a definir – Mostra de Cinema Contemporâneo Português (Cinemateca Brasileira)
Data a definir – Sessão Solene em comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (ALESP)
Julho
Datas a definir – Exposição “Poesia Experimental Portuguesa” (Estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô)