Espetáculo que leva clima de boteco para Cia da Revista faz sessões extras em dezembro

29 de novembro de 2018 Artes e Cultura
Espetáculo que leva clima de boteco para Cia da Revista faz sessões extras em dezembro

Espetáculo Mesa Para Cinco faz sessões extras na Cia da Revista

Cinco amigos de infância sentados em um bar, calor do fim de tarde, happy hour, um bate-papo sobre a vida, trabalho, relacionamentos. Esse é o clima de Mesa Para Cinco, comédia com dramaturgia e direção de Gabriela Lemos, que faz sessões extras, dia 8 e 9 de dezembro, sábado e domingo, às 16h, no foyer do Espaço Cia da Revista.

Na trama, uns amigos se reúnem pra animar Julio, que acaba de sair de um relacionamento longo depois de uma brutal traição.  Nessa mesa de bar, os cincofalam sobre suas vidas, seus relacionamentos e empregos. Suas personalidades e caráter vão se revelando na medida em que suas opiniões, controversas ou não, vão sendo expostas. Cada personagem revela uma fragilidade que aos poucos vai abalando a convivência e inflando os ânimos. Diante desse cenário, uma novidade específica da vida amorosa de Augusto, instaura o caos. Nenhum dos cinco sai ileso desse encontro no bar. Todos têm alguma ferida exposta e polemizada pelo grupo.

“A montagem se passa em uma mesa de bar, tipicamente paulistana. Os personagens trazem características comuns do grupo ao qual pertencem e ao revelarem – orgulhosos e ignorantes- suas falhas morais, ironicamente transparecem também suas vulnerabilidades e fraquezas”, conta Gabriela Lemos.

Cadeiras e mesas vão transformar o foyer do Espaço Cia da Revista em um verdadeiro bar da cidade, um clima intimista que vai deixar o público praticamente dentro da história do espetáculo. Um dos pilares é a fácil identificação de cada personagem existente, todo mundo conhece ou vai conhecer algum dos cinco rapazes daquela mesa. O público se relaciona com eles como se coexistissem em um desses happy hours de São Paulo.

“É a união da qualidade artística com entretenimento, feita com pesquisa em todas as camadas que envolvem a peça. É um lazer com reflexão. Para ser algo prazeroso não precisa ser raso”, enfatiza a diretora.

Além dos cinco, existe outra figura habitando o universo desse bar. Servindo a mesa, está uma drag queen extremamente glamorosa e bem montada. Sua presença acompanha indiferente as atrocidades proferidas por aqueles clientes, e tem como objetivo diferenciar essa situação da realidade, fazer resistência e ironizar a postura do tipo ali presente, e do ambiente carregado de uma masculinidade bronca e defasada.

Os personagens habitam um universo de “monstros urbanos” presentes no dia a dia. Quando paramos para ouvir e pensar criticamente sobre seus discursos, nos chocamos com a sua existência (antes despercebida no meio do cotidiano).

Mesa Para Cinco é um projeto que evidencia a parceria de Gabriela Lemos e Yorran Furtado.  Ambos foram realizadores de outras montagens como OraçãoPara Um Pé De Chinelo (Texto de Plínio Marcos) e a comedia Nem Romeu, Nem JulietaA última trazia um outro lado para o clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta, ao focar na história sob o ponto de vista de Rosalina, prima de Julieta Capuleto e o primeiro amor de Romeu Montéquio.

Ficha Técnica

Direção e Dramaturgia: Gabriela Lemos. Elenco: Alexandre Menezes, Luis Gustavo Bricks, Mateus Menoni, Rafael Augusto de Carvalho, Thiago Albanese e Yorran Furtado. Produção: Ana Carolina Raymundo. Luta Cênica: Mario Luiz. Assessoria de Imprensa: Renato Fernandes. Realização: Gabriela Lemos e Yorran Furtado.

Serviço:

Local: Espaço Cia da Revista; Endereço: Alameda Nothmann, 1135 – Santa Cecilia
(11) 3791-5200Temporada: Sábados e domingo, às 18h. De 3 de Novembro a 2 de dezembro. Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada).Duração: 60 Minutos. Classificação: 14 anos.

 


Copyright ©2022. Todos os direitos reservados.