Espetáculo Teatral “Não Deixe que Eles Percebam” Explora a Comédia do Absurdo e a Saúde Mental
Nome da peça:
Não deixe que ELES percebam
Release:
O espetáculo teatral – Não deixe que eles percebam – utiliza-se do subgênero da comédia do absurdo para debater os ciclos que repetimos ao longo de nossa existência.
O amanhã nunca chega, o hoje é cheio de incertezas, e o ontem já ficou para trás. Nessa comédia do absurdo a trama gira em torno de “A” e “B”, uma dupla de vendedores de uma loja de departamentos.
Estas duas personagens enfrentam uma trama de mistério e muita confusão, na qual não se sabe quem os observa. Presos neste ciclo sistêmico que insisti em se repetir, ambos revivem seus medos e inseguranças, entre trancos e barrancos. A maior preocupação deles é evitar chamar a atenção de quem os observa. Caso contrário, virarão ontem e tudo estará perdido.
Este novo espetáculo do Grupo S.V. Lab. de Teatro fez sua pré-estreia na sede do Grupo Pandora de Teatro, em Perús, na cidade de São Paulo como fechamento de um ciclo antes de iniciar outro.
De acordo com Karina Scott “Assim como as personagens nós também vivemos nossos ciclos que devem ser finalizados para que possamos nos desenvolver e nos aprimorar. A experiência com o grupo Pandora foi maravilhosa. O público presente trouxe um retorno enriquecedor e aplausos que sempre são bem-vindos. Esta ida a Perús nos colocou em contato com parceiros conquistados durante a pandemia de COVID-19 e que foram grandes incentivadores na criação da dramaturgia de – Não deixe que ELES percebam. Como grupo e como indivíduos nó só temos a agradece”.
Para Daniel Prata “A falta de expectativas, o medo, a insegurança, a mágoa, o ressentimento e o desvanecer dos sonhos geram distúrbios que estão arraigados em nossa sociedade que os dá aparência de normalidade. Está suposta aparência, nos mantém ligados a uma repetição sistêmica de uma realidade que nos adoece, nos fragiliza e nos aprisiona. Despersonifica quem somos e nos transforma em seres sem vida que habitam um espaço doente e estéreo.”
Uma história sobre o tempo e como ele nos devora. Tornando irrelevante tudo o que deixou de existir para que pudesse prosseguir. Uma história sobre sonhos e como eles enfraquecem com o avançar da idade. Uma história sobre esperança e como ela nos mantém atentos até o último momento.
A dramaturgia foi concebida em 2020 em meio à pandemia global do COVID-19 e de acordo com Daniel Prata, o texto revela muito do estado mental que o autor possuiu ao longo da pandemia, mas nem por isso se trata de uma auto ficção. “A situação que todos passamos só poderia dar origem a uma comédia do absurdo. Não se trata sobre as minhas mazelas, mas sobre um recorte temporal que nos submeteu a uma série de limitações e conflitos pessoais dos mais diversos. Como autor, meus textos sempre terão pedaços da minha passagem neste planeta, mas isso não significa que falam de mim, ou da minha vida. Com este texto busco me utilizar da arte para discutir a sociedade diante do indivíduo para que este reconheça a própria realidade na qual está inserido.”
Não deixe que ELES percebam aborda a temática da saúde mental de forma lúdica e delicada para que a sala de espetáculo possa se tornar um lugar seguro para a conversa, o debate e a compreensão que estará em curta temporada do 14 de junho a 28 de junho, sexta-feira, sempre às 20:00 horas no EPC – Espaço de Provocação Cênica na Rua Bento de Abreu, 151, Vila Madalena.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção: Daniel Prata;
Figurino: Karina Scott;
Elenco: Karina Scott e Daniel Prata;
Concepção de luz: Daniel Prata e Karina Scott;
Gênero: Comédia do absurdo.
Realização: Grupo S.V. Lab. de Teatro.
Serviço:
Local: EPC – Espaço de Provocação Cultural – R. Bento de Abreu, 151, Vila Madalena;
Dia e horário: Sexta – 20h de 14/06 a 28/06;
Valor: R$ 35,00;
Duração: 50 minutos;
Classificação: livre;
Acessibilidade: local com acessibilidade para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/nao-deixe-que-eles-percebam/2466722