Festival de Cinema de Gramado e TikTok e lançam concurso no Brasil
Festival de Cinema de Gramado e TikTok e lançam concurso no Brasil
Iniciativa busca incentivar as novas possibilidades do fazer audiovisual.
Marcado pelo pioneirismo, o Festival de Cinema de Gramado inova mais uma vez. No ano de seu cinquentenário, o evento lança, em parceria com o TikTok, a primeira edição da mostra #FestivalDeCurtas. A ação busca incentivar novos modelos e linguagens de produção audiovisual, integrando a plataforma de conteúdo.
A promoção tem por objetivo encorajar os usuários do TikTok a criar um curta-metragem de temática livre e duração de até 3 minutos para celebrar o Festival de Cinema de Gramado. Escolhido por uma comissão julgadora, o criador do filme vencedor ganhará uma viagem a Gramado para acompanhar o evento, que ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto. A produção selecionada será, ainda, exibida durante a programação do evento.
Para Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Gramado está concentrando esforços em incentivar novas possibilidades do fazer audiovisual. “Ao longo desses cinquenta anos, sempre olhamos para a frente. Estamos em contato com o TikTok desde o ano passado, pensando em diferentes formatos para unir o cinema com a plataforma. Agora, para o ano cinquenta, concebemos essa mostra em um formato inédito no Brasil”, diz.
Coordenadora do Gramado Film Market, braço do Festival de Gramado dedicado ao mercado audiovisual, Gisele Hiltl comenta que a popularização da plataforma gera impactos na produção e no consumo do audiovisual. “Estamos com os olhares atentos a todas as maneiras de se fazer cinema, assim como nos diferentes modelos de consumo. O TikTok está mudando os hábitos de consumo do audiovisual nos dispositivos móveis. Isso gera um impacto na cadeia e queremos ver os realizadores usufruírem de toda a experimentação que a plataforma oferece”, afirma.
Ronaldo Marques, Head de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil, ressalta que a parceria entre a plataforma e Gramado pode abrir portas para futuras ações com outros festivais de cinema. “Tivemos um concurso em nível global com o Festival de Cannes este ano e o resultado foi muito proveitoso. Com Gramado, estamos construindo uma iniciativa positiva no Brasil em um momento tão marcante quanto a celebração dos cinquenta anos deste festival que é um dos mais respeitados da América Latina. Temos a certeza de que essa parceria tem potencial para se desdobrar em outras ações futuras, incentivando nossos usuários a refletir e produzir cinema dentro da plataforma”.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 27 de julho. Para inscrever seu filme é preciso possuir uma conta no TikTok. As orientações para inscrições, bem como o regulamento, estão disponíveis na plataforma.
Ingressos gratuítos no cinquentenário
Após dois anos marcados por edições remotas, o Festival de Cinema de Gramado comemora seus 50 anos com o retorno ao presencial. Após divulgar os filmes em competição, a organização do evento anuncia mais uma novidade: este ano, não haverá venda de ingressos para acesso às sessões. As entradas para acompanhar os filmes, homenagens e entrega de prêmios se dará por meio de doações de alimentos. A operação de recolhimento e distribuição das doações ficará a cargo da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama Jandira Tissot.
“Essa é uma maneira de prestigiar e presentear o público neste ano comemorativo em que celebramos 50 anos do nosso Festival e o reencontro depois de duas edições remotas, com programação na televisão e na internet. Teremos a oportunidade de retornar essa atenção e carinho do público para nossa comunidade. É uma maneira de entusiasmar e presentear o público e, também, auxiliar quem precisa”, afirma Rosa Helena Volk, Presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado.
A troca dos ingressos deverá ser feita diariamente para a sessão do mesmo dia, na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328), a partir do dia 12 de agosto.
Para realizar a troca e garantir o ingresso, é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis para cada ingresso (preferencialmente leite, café ou óleo de cozinha) no período de 12 a 19 de agosto, e 4kg para a noite da entrega dos Kikitos, dia 20 de agosto. Cada CPF pode retirar, no máximo, dois ingressos por dia, mediante doação correspondente.
SERVIÇO:
O quê: Ingressos 50º Festival de Cinema de Gramado
Onde: Sociedade Recreio Gramadense, térreo ( Rua Garibaldi 328) na Secretaria do Festival
Quando: de 12 a 20 de agosto, a partir das 09h
Como: doação de 2 kg de alimentos de 12 a 19 de agosto/ 4kg de alimentos para o dia 20 de agosto.
*A troca é válida para a programação de cada dia. Não serão trocados ingressos antecipadamente. Será necessário apresentação de documento – cada CPF poderá trocar até dois ingressos.
Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Co-patrocínio: TCL. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Kia, Miolo, Prawer Chocolates e Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, SIAV RS, Fundacine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Realização: Gramadotur.