Jovem diretor quer promover reflexão sobre a deficiência auditiva com curta metragem

11 de outubro de 2022 Atualidades
Jovem diretor quer promover reflexão sobre a deficiência auditiva com curta metragem

JOVEM DIRETOR QUER PROMOVER REFLEXÃO SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA COM CURTA METRAGEM

Pedro Rocha Lugarini, de 21 anos, dirigiu e roteirizou o Curta-Metragem “Palavras”, que pode ser visto somente no YouTube, no Canal Oito Produções

Texto e Reportagem:  Arlete Alcântara, especial para a Revista Ponto Jovem 

Palavras” é um trabalho de ficção que retrata alguns dias na vida da jovem Ana, que nasceu com deficiência auditiva e que tem o sonho de se tornar escritora. Ela enfrenta muitas dificuldades em realizar seu desejo, mas não desiste do que quer.

O curta foi criado a partir de uma experiência pessoal de Pedro. Sua tia, Marta, é deficiente auditiva e ele conhecia as dificuldades encontradas por ela em seu dia a dia.  Ele ofereceu o tema para ser filmado e ganhou todo apoio dos colegas da UNIP, de SP.

Todo o processo de direção e produção foi realizado em plena Pandemia do Covid 19 (2021). O curta é resultado de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), da graduação de Produção Audivisual, de Pedro e seus colegas, da Universidade Paulista.

A Pandemia foi algo avassalador para todos e ainda não terminou, mas para o jovem diretor ter aulas “on line” foi positivo porque exigiu que professores e alunos encontrassem soluções para questões técnicas que só seriam realizadas pessoalmente, mas que foram resolvidas de forma digital. “Todos nos tornamos ainda mais criativos e independentes e as filmagens ocorreram com toda a segurança”, ressaltou.

O jovem diretor Pedro Rocha Lugarini partiu de uma experiência pessoal para criar seu curta metragem “Palavras”

Pedro queria dar uma visão positiva da deficiência auditiva e contou com a sensibilidade e cuidado da, também colega, e parceira na direção e produção Beatriz Rocha. Mas fez questão de destacar o empenho de toda a equipe de produção no  trabalho.  “Além das questões práticas que envolvem qualquer produção audiovisual tínhamos a questão da comunicação. Eu tinha contato com Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), mas os colegas não”, ressaltou.

Segundo o diretor, eles recorreram ao aplicativo  Hand Talk, que está disponível e é gratuito para celulares Android e iPhone (iOS) e permite traduzir textos em Libras). A ferramenta usa um avatar digital, interpretado pelo personagem (Hugo), para desenvolver os gestos e facilitar a comunicação com pessoas surdas ou com dificuldade auditiva.

Além do curta “Palavras” Pedro Rocha participou, como Diretor de Narração, na Websérie “Os Verdadeiros Mitos”, que também pode ser encontrado no canal do Youtube da Oito Produções.


Copyright ©2022. Todos os direitos reservados.