20º Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto altera data de inscrições para Concurso Literário

8 de abril de 2020 Artes e Cultura
20º Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto altera data de inscrições para Concurso Literário

20º Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto altera data de inscrições para Concurso Literário

Em função da mudança de data da 20ª Feira Internacional do Livro, transferida para setembro, interessados em participar do concurso literário podem se inscrever até o dia 31 de maio de 2020 através do site www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Em função do sistema de prevenção em combate do coronavírus (Covid 19), a realização da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) foi transferida para os dia 11 a 20 de setembro de 2020, com isso, as inscrições para o Concurso Literário, nas duas categorias: Estudantil Regional e Adulto, também foram modificadas e seguem até o dia 31 de maio de 2020, através do site da Fundação: https://fundacaodolivroeleiturarp.com/ (na aba 20º Feira).

O concurso tem o objetivo de atrair novos talentos da escrita e do desenho em diferentes faixas etárias e traz como temática os homenageados desta 20º da FIL: Semíramis Paterno (autora infantojuvenil), Carlos Roberto Ferriani (autor local) e Filomena Elaine Assolini (professora homenageada).

O concurso
A categoria Estudantil Regional, restrita a escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, divide-se em três modalidades: Desenho, Poema e Conto. Na modalidade Desenho Infantil poderão participar alunos na faixa etária entre 6 (seis) a 10 (dez) anos.  O tema é ‘Terra dos Papagaios’, do livro da escritora Semíramis Paterno.   A modalidade Poema Estudantil, voltada para alunos de 11 (onze) a 13 (treze) anos, é baseada também na obra de Semíramis Paterno: ‘A cor da vida.’ Na modalidade Conto Infantil podem se inscrever alunos de 14 (catorze) a 17 (dezessete) anos.  O tema é “Escrever é orar sem perseguir a graça”, frase do escritor local, Carlos Roberto Ferriani.

Já a categoria Adulto compreende a modalidade crônica e podem participar pessoas a partir de 18 anos que sejam moradores do Brasil. O tema desta categoria é “O desejo de ensinar e de aprender alicerça a educação estruturada com amor e respeito”, conceito da professora Filomena Elaine Assolini.

Todos as informações sobre o concurso estão no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e as inscrições devem seguir todas as normas do regulamento. Mais informações pelo telefone (16) 3911-1050.

O concurso é uma criação da Academia Ribeirãopretana de Letras, com realização da Fundação do Livro e Leitura e apoio da Academia de Letras e Artes, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Sobre a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
Em virtude da pandemia do coronavírus – COVID-19, e seguindo todos os protocolos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e das autoridades brasileiras, em nível federal, estadual e municipal, a  Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto tomou a decisão de adiar a 20ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) para ser realizada de 11 a 20 de setembro e acontecerá em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A festa literária, que é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, vai manter seu formato original com realização compartilhada com parceiros e seleção de homenageados e também mantém o tema “20 anos depois e agora?”. A medida de adiamento da data foi expressamente adotada visando que, a Fundação do Livro e Leitura, organizadora da Feira do Livro, juntamente com diversos parceiros, possa contribuir para que o avanço rápido da doença seja evitado entre toda a população brasileira.

O autor homenageado será Mia Couto. O autor educação é Edgar Morin; a autora infantojuvenil é Semiramis Paterno; autor local, Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local), Elaine Assolini e o patrono Paulo Roberto Oliveira.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.