A ARTE PEDE PASSAGEM: FESTJOVEM, um Festival de Cultura e Arte para Encantar gente grande de todas as tribos

18 de março de 2021 Atualidades
A ARTE PEDE PASSAGEM: FESTJOVEM, um Festival de Cultura e Arte para Encantar gente grande de todas as tribos

Contemplado pelo Edital Proac Expresso Lab 40/2020 da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de SP, do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal, estreou hoje e vai até o próximo dia 19 de março, o FestJovem – Festival Jovem de Cultura e Arte  uma maratona cultural e artística  inédita e diferenciada que acontece  de maneira online nas redes  sociais do próprio festival, ficando posteriormente disponíveis por mais um ano nessas plataformas.

Construído de forma a não somente transmitir shows ou espetáculos como entretenimento, mas provocar e promover informação, educação e conhecimento através do fazer artístico, o Festjovem reuniu um time de mestres respeitáveis em suas áreas.

Ao todo, o evento contém dezoito palestras e mais dezoito atividades artísticas diversas num mosaico artístico capaz de encantar e despertar interesses em públicos de todas as idades, especialmente os jovens em processo de formação cultural, educacional e artística.

100% ONLINE, GRATUITO E ACESSÍVEL

Nos três dias do Festjovem, as atrações se alternam com novos módulos sempre inéditos tornando o evento dinâmico a cada apresentação.  Todas as palestras, por exemplo, foram divididas em três módulos, que ao final compõem uma saborosa aula sobre a atividade proposta. Destacam-se:

a) Como se cria uma telenovela –  Solange Castro Neves e Thalma Bertozzi

b) Como se escreve um roteiro para Cinema – Xandy Novaski

c) Os Desafios do Texto Literário para o Teatro – Renata Pallottini e Oswaldo Mendes

d) A Evolução do Mercado de Música no Brasil – Jean Garfunkel e Fred Rossi

e) O papel do Escritor em Tempos de Revolução Digital e Midias Sociais – Xandy Novaski

f) O Artista e o Marketing Pessoal – Adriano Arbool

O premiadíssimo texto de João Cabral de Mello Neto, “Morte e Vida Severina” ganhou uma versão enxuta em formato de leitura dramática musicada apresentada pelo Grupo Artístico Os Veteranos sob a direção do ator e diretor Roberto Ascar, responsável também pela seleção de poemas e direção artística do Sarau Musical e Poético das poesias de Vinicius de Morais cujos temas se concentram em textos menos conhecidos do poeta, especialmente aqueles que tratam das questões sociais; Dessa forma, “Vinicius, o poeta Social” é apresentado ao público como um grito coletivo da sociedade nesses tempos de pandemia que vivemos. O ator Tim Urbinatti, interpreta de maneira comovente e visceral o poema Operário em Construção e o faz de maneira tão magistral que é capaz de arrancar aplausos mesmo por quem o assistirá a distancia.

O ator e produtor cultural Paulo Paixão, empenhou-se em buscar de norte a sul do país, jovens ou não tão jovens poetas, que embora de reconhecido valor artístico local, foram pouco publicados ou ainda estavam à espera de encontrarem editores que divulgassem os seus trabalhos para o país.  Essa espera foi vencida através da Jornada Poética da Juventude, onde esses autores encontraram livre espaço para mostrarem suas obras e criações.  Todos os textos dos poemas são interpretados por Paulo Paixão que os condensou em três núcleos poéticos: mulheres, negros e nordestinos.  Um brilhante trabalho de inclusão artística e social.

Há ainda o grupo instrumental Praticatatum onde jovens musicistas interpretam com delicadeza e brilhantismo canções célebres de vários gêneros e épocas.

Adriana Sanchez com sua presença cênica vibrante canta e toca em sua sanfona, as mais festejadas canções do mestre Luiz Gonzaga. Um deleite para todos os públicos e idades.

E por fim, mas não menos importante, a dança contemporânea das bailarinas da DEA-Cia de Dança de São Paulo envolve a plateia com suas bem produzidas e executadas coreografias.

A programação é totalmente gratuita, totalmente online e principalmente, inclusiva a todos os públicos.

Serviço:

FestJovem – Festival Jovem de Cultura e  Arte.

Organização – Blessa Cenografia  e Eventos

Realização – Secretaria de Cultura  e Economia Criativa do Estado de SP/ Edital Proac Lab 40  – Governo do Estado de São Paulo  e Governo Federal.

Produção Artística – De Francisco Editora e Eventos Ltda

Direção de Tv – Samuel Carrasco

Apresentação – Elen Murato

Filmagem e Edição – Roberto Fabiano Lopes e Sergio Candiano.

Produção: Flavia Primo e Equipe

Gravado no Teatro D – São Paulo em fevereiro e março de 2021

Acesso: www.festjovem.com.br

Instagram: https://instagram.com/festjovemsp

Facebook: https://facebook.com/festjovemsp

Totalmente Gratuito – Livre para todos os públicos


Por Dema de Francisco


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.