Abresc retoma atividades com Clube do Livro, homenagem a Paulo Freire e coletânea sobre o Holocausto

3 de setembro de 2021 Livros e Séries
Abresc retoma atividades com Clube do Livro, homenagem a Paulo Freire e coletânea sobre o Holocausto

Academia Brasileira de Escritores promove Clube do Livro e lança quatro obras no segundo semestre, duas delas em homenagem ao centenário de Paulo Freire; entidade também prepara coletânea monumental sobre o Holocausto

A Academia Brasileira de Escritores anuncia a retomada de suas atividades no momento pós-pandemia. Como evento inicial, acontece no próximo dia 2 de setembro, às 19h, o terceiro encontro do Clube do Livro da Abresc, projeto coordenado pela Profa. Dra. Patrícia Reis Buzzini, chanceler da Academia, e que traz como convidada a Profa. Dra. Claudia Maria Ceneviva Nigro, docente da Unesp, para mediar a discussão acerca da obra “Olhos D’Água”, da escritora Conceição Evaristo.

“Com a chegada da pandemia, uma forma que encontramos de manter ativo nosso cronograma de atividades, foi migrar os eventos para o universo virtual e, com isso, realizamos algumas sessões com nossa turma da Oficina de Escrita Criativa e, também, demos início ao Clube do Livro”, explica o Prof. Dr. João Paulo Vani, presidente da Abresc.

PUBLICAÇÕES

Além do Clube do Livro, a Abresc fará ao longo do segundo semestre o lançamento de quatro obras, sendo dois editais públicos e duas organizações mediante convite.

A primeira obra a ser lançada será uma das duas homenagens ao educador e filósofo Paulo Freire, cujo centenário é celebrado neste ano. Organizado pela Profa. Dra. Maximina Freire, docente da PUC-SP, o livro traça um panorama do trabalho de Freire e oferece uma análise comparativa com o trabalho do sociólogo Edgard Morin, que completou 100 anos em 8 de julho. A obra deve ser lançada em evento virtual no dia 19 de setembro, data em que o educador completaria 100 anos.

Na sequência, serão lançadas as duas obras de editais públicos da Abresc: uma coletânea de artigos e reflexões acerca do mundo pós-pandemia, com prefácio da Monja Cohen e posfácio da Profa. Dra. Lyslei Nascimento, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e o segundo volume da coletânea “Elos da Língua Portuguesa”, uma iniciativa da Abresc em parceria com a Tertúlia Lusófona e com a Associação Portuguesa de Poetas, sediada em Lisboa.

Por fim, em dezembro, durante evento presencial a ser realizado na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, unidade em que Paulo Freire lecionou por mais de uma década, será lançada a segunda obra em homenagem ao patrono da Educação Brasileira, organizada por docentes da FE, Prof. Dr. Alexandro Paixão, chanceler da Abresc; Profa. Dra. Débora Mazza e Profa. Dra. Nima Spigolon, obra que traça uma análise comparativa entre o trabalho de Freire e do sociólogo Raymond Williams, cujo centenário é celebrado no dia de hoje, 31 de agosto.

“Os pilares fundamentais da Abresc, profissionalização, fomento editorial a pesquisadores e educação, são constantemente observados em nossos projetos. Temos profunda alegria em poder, mesmo em tempos de grandes dificuldades, manter firmes nossos propósitos e avançar em nossas metas. Nossos editais foram pensados de modo a abrir espaço a novas vozes e, as obras em homenagem a Paulo Freire, pensadas com análise comparativas de sua atuação a de outros grandes acadêmicos e pensadores do último século, o francês Morin e o inglês Williams, deixando clara a importância do legado de Freire ao nosso país. E teremos também, em breve, oferecimento de aulas de conversação de inglês com professor nativo, com condições especiais aos nossos afiliados, como forma de melhorar as opções de pesquisa e acesso a materiais técnicos, muitas vezes disponíveis apenas em língua inglesa”, explica Vani.

HOLOCAUSTO

Além das quatro obras a serem lançadas neste segundo semestre, a Abresc está preparando uma coletânea fundamental para a compreensão do Holocausto, a ser publicada em 2022. Batizada de “Shoah: 80 anos de memória e resistência“. A monumental obra organizada por Vani, pela Profa. Dra. Claudia Costin (FGV/Harvard) e pelo Prof. Dr. José Luiz Goldfarb (PUC-SP/Hebraica), está organizada em seis volumes temáticos e contará com a curadoria de Claudia Costin para o volume de Educação; de Goldfarb para o volume de Religião; de Vani, para o volume de Trauma; da Profa. Dra. Nancy Rozenchan, da USP, para o volume de Cultura; da Profa. Dra. Lyslei Nascimento da UFMG, para o volume de Diáspora e Imigração e de Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba, para o volume de Memória.

A coletânea sobre o Holocausto está prevista para março de 2022.

Conheça a Abresc: www.abresc.com.br


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.