Alpinista Rodrigo Raineri divulga escalada como esporte olímpico em Projeto Everest 2019

15 de março de 2019 Esportes
Alpinista Rodrigo Raineri divulga escalada como esporte olímpico em Projeto Everest 2019

Alpinista Rodrigo Raineri divulga escalada como esporte olímpico em Projeto Everest 2019

Profissional fará sua sexta escalada à montanha mais alta do mundo a partir de 24 de março; escalada esportiva será esporte olímpico a partir de 2020

O alpinista Rodrigo Raineri, que é o único brasileiro a ter escalado como guia as sete mais altas montanhas dos sete continentes e que também formou com Vitor Negrete a única dupla brasileira a ter escalado a temida face sul do Acongágua (uma das escaladas mais difíceis do mundo), acaba de lançar o Projeto Everest 2019, que terá início no dia 24 de março quando ele embarca para o Nepal. Com a iniciativa, Raineri vai encarar um desafio inédito em sua carreira: ao atingir o cume do Everest, o alpinista fará um vôo solo de parapente do topo à base, um feito jamais realizado e registrado por outros alpinistas; além disso, aproveitará a oportunidade para divulgar e incentivar a prática da escalada esportiva como esporte olímpico. Para completar, Raineri celebra seus 50 anos de vida durante a expedição.

O Projeto Everest 2019 vai ser dividido em 5 fases: a primeira delas é a chegada à cidade de Catmandu no Nepal, seguindo para a cidade de Pokara para a realização de vários vôos de treinamento de parapente. Na segunda fase, Raineri fará um trekking de aproximadamente dez dias até a base do Monte Everest. A terceira fase do projeto engloba a etapa de aclimatação, quando o alpinista sobe e desce parte da montanha várias vezes para a adaptação do corpo à altitude e também uma etapa de descanso numa área mais baixa com menor altitude. Na quarta fase do projeto, que é a etapa de maior expectativa, o alpinista fará o ataque ao cume do Everest e o vôo solo inédito de parapente. E na quinta e última fase, Raineri encerra a expedição e retorna ao Brasil.

“Um dos objetivos do Projeto Everest 2019 é divulgar e incentivar a prática da escalada esportiva, que passa a ser oficialmente considerada um esporte olímpico nos Jogos de Tóquio em 2020. Além disso, sou adepto e praticante da modalidade Hike and Fly, e a realização do vôo solo inédito de parapente na montanha mais alta do mundo é algo que sempre sonhei em colocar em prática para superar novos limites e dificuldades”, conta o alpinista.

As vivências em pontos extremos do planeta e a liderança exercida em momentos difíceis bem como o treinamento e a gestão de riscos, renderam a Raineri uma bagagem valiosa, que ele compartilha com o público por meio de palestras realizadas em empresas, escolas e universidades e através de duas obras publicadas: o livro “No Teto do Mundo” e o livro “Imagens do Teto do Mundo”.

Especialista em conduzir e orientar pessoas que sonham em se desafiar na prática do montanhismo, Raineri já liderou expedições para o Monte Everest (três vezes no cume até o momento), localizado entre o Nepal e o Tibet na Ásia e conhecida como a maior montanha do mundo e de extrema dificuldade (8.848m); para o Aconcágua na Argentina (seis vezes no cume), que além de ter guiado diversas expedições pela sua rota normal, também escalou em pleno inverno e pela desafiadora Face Sul (6.962m); para o Denali no Alasca, também conhecido como McKinley (6.194m), o Kilimanjaro (duas vezes), cercado pelas belezas naturais da Tanzânia (5.895m); para o Maciço Vinson na Antártica (4.892m), para o selvagem e remoto Carstensz na Oceania, que coloca a expedição em contato com tribos preservadas (4.884m) e por fim, para o Monte Elbrus (5.642m) na Rússia.

O Projeto Everest 2019 conta com o patrocínio master do CPqD e patrocínios da 4BIO, BR3 Engenharia, Destinos Inteligentes, Clínica Visão e Guilherme Benchimol. Apoio da Cia Athletica, Thule, Instituto Trata Campinas, Feinkost, Solo Equipamentos, Spa Lapinha, Sol Paragliders, Daniel Cady Nutrição Personalizada e ABP (Associação Brasileira de Parapente). A realização do projeto é de Raineri Consultoria & Projetos Especiais.

Sobre Rodrigo Raineri

Nascido em Ibitinga –SP, e formado em Engenharia da Computação pela UNICAMP, o alpinista, empresário, palestrante e escritor Rodrigo Raineri possui 30 anos de experiência em rocha, gelo e alta montanha. Consagrado como o único brasileiro a escalar a temida face sul do monte Aconcágua, Raineri já realizou dezenas de projetos e expedições de montanhismo, dentre os quais destacam-se também a escalada e decolagem do Mont Blanc (França) e a chegada ao cume do Kilimanjaro (Tanzânia). Raineri é o único brasileiro a ter liderado como guia as sete maiores montanhas de cada continente no conhecido Projeto Sete Cumes.

http://www.rodrigoraineri.com.br/

www.facebook.com/alpinistarodrigoraineri


Copyright ©2022. Todos os direitos reservados.