Artur Victor, do RB-Bragantino, revela a força do seu mental em 2022: “É uma vontade de vencer, uma motivação fora do comum”

15 de fevereiro de 2022 Esportes
Artur Victor, do RB-Bragantino, revela a força do seu mental em 2022: “É uma vontade de vencer, uma motivação fora do comum”

Artur Victor, do RB-Bragantino, revela a força do seu mental em 2021: “É uma vontade de vencer, uma motivação fora do comum”

Lincoln Nunes, psicanalista e especialista em performance esportiva do jogador, fala da importância da busca pela procura de uma evolução constante.

Saúde mental é uma das palavras mais repetidas no fim da última temporada esportiva e no início da atual. Grandes nomes como Biles, Medina e outros atletas procuraram abrir espaço nas suas rotinas de treino para o  cuidado com a mente. A decisão de atletas desse calibre, abriu um movimento entre diversas modalidades para o reconhecimento da importância do trabalho mental tanto a nível comportamental quanto na performance.

Uma das principais comprovações disso foi o ano do ‘bola de prata’ do Brasileirão e atacante do Bragantino, Artur Victor. O jogador, que marcou o primeiro gol da vitória de 4×3 do ‘Massa Bruta’ em cima do São Paulo, é acompanhado pelo psicanalista e especialista em performance esportiva Lincoln Nunes. “O Lincoln é um profissional fora do comum, evolui muito num curto espaço de tempo. Além disso, principalmente na época de jogos e treinos, a energia é diferente. Aquela sensação de como se fosse outra pessoa mentalmente, mas estava tudo em mim só não conseguia enxergar essa performance”, conta o atleta.

Para Artur Victor, o trabalho realizado promoveu uma vontade de vencer ‘fora do comum’. De acordo com Lincoln Nunes, a mentalidade traz resultados nas quadras, campos e ginásios nos atletas que não estão abalados psicologicamente. “Trabalhar com Artur é um prazer! De cara, percebi que ele é um atleta inquieto, mas no bom sentido. No sentido, que ele não quer parar de evoluir, mesmo no meio de uma temporada positiva buscou evoluir a mentalidade e o resultado foi o que todo mundo viu”, relembra o especialista em performance esportiva.

No caso de Artur, o trabalho está sendo focado na mentalidade de crescimento, baseado nas pesquisas da cientista Carol Dweck, de modo que se trace o perfil do atleta em mentalidade fixa ou aberta, no qual, se o atleta já está no perfil aberto é como pegar um atalho para a evolução. “A partir disso, procuro desenvolver conceitos de luta ou fuga, que se relacionam a momentos de pressão-chave no jogo, conceito de flow e outras coisas que ficam entre o atleta e eu”, detalha.

De acordo com ele, quando os atletas entendem a importância de unir o trabalho físico ao mental, as coisas tendem a mudar para melhor. “Essa é a congruência perfeita para quem busca não apenas melhorar um período e deixar para lá, mas sim para o atleta que busca a constante evolução e, consequentemente, encher a sala de prêmios coletivos e individuais”, pontua.

Sobre Lincoln Nunes

Criador do Método Atleta de Elite, psicanalista e especialista em performance esportiva. Com inúmeros cases de sucesso, Lincoln Nunes já atendeu atletas olímpicos como Guilherme Costa, estrelas do futebol europeu e nacional como Philippe Coutinho, Artur Victor, e Pedro Rocha e lutadores do UFC como Pedro Munhoz, Edson Barboza Jr, dentre outros.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.