CEAB é o primeiro centro educacional de aviação a usar realidade virtual no Brasil

6 de março de 2020 Profissões e Estágios
CEAB é o primeiro centro educacional de aviação a usar realidade virtual no Brasil

CEAB é o primeiro centro educacional de aviação a usar realidade virtual no Brasil

O objetivo é disponibilizar ao aluno uma ferramenta tecnológica que o aproxime ainda mais da aviação e possibilite aprofundar o aprendizado.
A tecnologia já mudou a forma de produzir, consumir e interagir da população mundial nos últimos anos, inclusive em relação à educação. Visando isso, o Ceab Brasil – Centro Educacional de Aviação Civil, localizado em São Paulo, disponibilizará aos alunos uma experiência que vai além da sala de aula. Oferecendo a possibilidade de acompanhar o conteúdo através de óculos de realidade virtual, o centro educacional une conteúdos primordiais da aviação com materiais extras, possibilitando que os futuros comissários saiam da escola preparados para o mercado da aviação.
Com o objetivo de estimular ainda mais o ensino à distância, óculos VR serão enviados para a casa de cada aluno EAD do Ceab. Assim será possível, através do celular, assistir resumos dos módulos, videoaulas e os materiais em formato VR.

Com essa tecnologia, estudantes podem se transportar para um novo mundo, onde podem explorar, interagir e experimentar novas sensações. De acordo com o diretor-presidente do Centro Educacional de Aviação do Brasil (CEAB), Salmeron Cardoso, levando em consideração as inovações tecnologias ligadas ao aprendizado, o Ceab Brasil implantou o sistema VR como alternativa para a aprendizagem, sobretudo, em casos de alto risco.

“A realidade virtual é uma excelente alternativa para a aprendizagem experiencial, até mesmo em casos de risco. Simulando certo tipo de situação para que possam avaliar como será a reação do aluno, estando em um ambiente seguro. Dessa forma, o aluno terá consciência se estará apto para solucionar aquele tipo de conflito ou não. Poder levar tudo isso à sala de aula é disruptivo e inovador”, disse Salmeron.

Realidade virtual no CEAB

Ainda segundo Salmeron, as soluções educacionais da marca são totalmente alinhadas às normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e envolvem tecnologias utilizadas no dia a dia de alunos e educadores, como Inteligência Artificial (com uma assistente virtual para o aluno), gestão escolar e até aplicativos que permitem a personalização do estudo e o feedback imediato sobre o desempenho do estudante.

“O CEAB é única escola de aviação que trouxe a realidade virtual para seus alunos, investindo em diferenciar seu método de ensino. Uma experiência única, complementando os estudos tradicionais, de forma mais poderosa que uma leitura das atividades profissionais. Oque potencializa mais segurança quando for concorrer no mercado de trabalho, pois estará mais qualificado e aptocom uma aprendizagem holística”, ressaltou Salmeron.

Conteúdo e imersão 

Uma das maiores dificuldades dos estudantes é reunir toda a informação necessária de forma imersiva, já que atuar no setor de aviação civil requer um grande comprometimento dos alunos. Pensando nisso, a equipe de conteúdo do Estúdio CEAB Brasil adaptou aulas e vídeos no software de Realidade Virtual, Salmeron explica que uma das grandes vantagens dessa tecnologia é fazer as pessoas absorverem o conteúdo de maneira imersiva.

“Nosso primeiro passo para utilizar ferramentas como os óculos de realidade virtual foi alinhá-las ao projeto de ensino para o curso de comissários, para que seu uso não fosse meramente recreativo. O Estúdio CEAB Brasil adaptou e elaborou todo o conteúdo”, finalizou Salmeron.

Diversificando formas de aprendizagem

Além de aliar a realidade virtual ao ensino, o Ceab Brasil também disponibiliza aos alunos conteúdos digitais com formato leve e objetivo.

Sendo o primeiro centro educacional a ter um estúdio de audiovisual, a escola estreou em 2019 um programa de entrevista no formato web e um boletim informativo com assuntos relacionados a aviação e ao turismo. Esses conteúdos são disponibilizados no canal do youtube da escola (canal Uniceab) e também no site.

Viaja com a gente!

O programa ‘Viaja com a gente!’ tem certa de 10 minutos e é lançado uma vez na semana, toda quinta-feira. Ele traz entrevistas e curiosidades relacionadas a aviação e ao turismo.

CeabNews

O CeabNews é um boletim de notícias que vai ao ar todas a quarta-feira e sexta-feira. Com ele, os alunos podem ficar por dentro das principias notícias da semana relacionadas a aviação e ao turismo, além de sempre estarem inteirados das vagas de empregos disponíveis nas áreas.

Sobre o CEAB

No mercado há 20 anos, oferecendo cursos para formação de Comissários de Voo e Atendentes de Check in/ Agentes Aeroportuários, ministrados por renomados profissionais da área. Graças à qualidade do ensino, o CEAB mantém um dos melhores índices de aprovação da ANAC -Agência Nacional de Aviação Civil. O CEAB é conhecido como um dos melhores centros de formação de profissionais da área da aviação, e a escola que mais forma comissários de voo no Brasil, sendo pioneira em muitas áreas da educação voltada para a aviação civil.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.