Congresso de Celebração dos 100 anos da Pedagogia Waldorf acontece esta semana na Esalq,com coordenadores mundiais da campanha
Federação das Escolas Waldorf no Brasil em conjunto com a Seção Pedagógica no Brasil pela ação do Grupo de Jovens Professores realizam o ‘Congresso de Celebração dos 100 anos da Pedagogia Waldorf’, em Piracicaba
Evento contará com presença dos coordenadores internacionais da celebração do centenário
Entre os dia 19 e 23 de junho acontece na ESALQ – USP, em Piracicaba, o ‘Congresso de Celebração dos 100 anos da Pedagogia Waldorf’ , que está inserido na programação internacional da celebração do centenário dessa pedagogia, sob o título “Waldorf 100 – Learn to change the world; act locally, affect globally”.
O congresso é uma iniciativa da Seção Pedagógica da Sociedade Antroposófica do Brasil , por meio da ação do Grupo de Jovens professores, junto à Escola Waldorf Novalis, à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ, e à Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB). Conta com a inscrição de mais de 400 professores Waldorf de vários estados brasileiros e das mais variadas instituições, além de alunos da graduação da ESALQ.
A ideia desse evento nasceu de encontros entre jovens professores que começaram a ser realizados em 2012 para estudar a trilogia dos livros “Arte de Educar”, de Rudolf Steiner, idealizador da Pedagogia Waldorf, e trocar experiências de ensino e aprendizado. Esses jovens contataram os professores experientes para ouvir deles o que compreendem como essencial nessa pedagogia. Foram encontros ricos, de aprofundamento e reflexão, que impulsionaram o grupo a idealizar a celebração deste centenário no Brasil.
A programação do congresso inclui palestras, mesas redondas, oficinas de vivências pedagógicas, de estudo e prática pedagógica, oferecidas por professores de escolas Waldorf do Brasil e professores da ESALQ, além de convidados especiais de instituições internacionais, como Nana Göebel e Henning Kullak-Üblick, coordenadores da ação mundial da celebração dos 100 anos. Além disso, haverá momentos festivos, com apresentações artísticas de alunos e professores, tais como música, euritmia e teatro.
A realização deste evento no mais consolidado e importante campus de agricultura da América Latina é uma excelente oportunidade de integrar Educação, Ciência e Arte em prol do desenvolvimento humano, promovendo um intercâmbio de conhecimento entre professores, cientistas naturais, estudantes e sociedade. Isso se expressará em duas palestras principais, dedicadas ao tema “Abelhas e Árvores”, na perspectiva acadêmica e antroposófica, além de atividades práticas coordenadas por professores e alunos da ESALQ.
O tema escolhido para o congresso visa salientar a importância das abelhas na natureza e a compreensão da ideia de colmeia como uma comunidade, e combater sua extinção. Uma das metas mundiais das escolas Waldorf neste ano é promover as populações de abelhas silvestres. Alunos de todas as idades estão sendo estimulados a participar ativamente desse processo, desde a colheita de mel até as complexas tarefas de pesquisa; desde o plantio de plantas melíferas, pastos de abelhas até a preparação de locais de nidificação para abelhas silvestres.
O livro “Caminhos Percorridos – para inspirar professores a criar os seus próprios “, com uma coletânea de trabalho de professores e alunos de classe, será lançado na ocasião.
Mais informações e programação completa do evento estão em: https://congresso100anospw.eventize.com.br
OS 100 ANOS DA PEDAGOGIA WALDORF
A Pedagogia Waldorf foi idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha, e apontada pela UNESCO como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais.
Ela se baseia numa visão ampliada e completa do ser humano e de seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem. Procura-se dar condições para que cada indivíduo descubra e alcance seu potencial e, supere os seus desafios.
Após o fim da primeira Grande Guerra, os pais buscavam por valores mais humanos e uma nova pedagogia. Por iniciativa dos fundadores Emil e Berta Molt, em setembro de 1919, em Stuttgart, iniciou-se a primeira escola Waldorf. Havia doze professores fundadores. Eles foram convidados por Rudolf Steiner para um curso de 14 dias, durante o qual, a partir do conhecimento antropológico do ser humano, trabalhou-se os fundamentos da Pedagogia Waldorf. Até meados do século XX, outras 34 escolas Waldorf foram fundadas: na Alemanha, Suíça, Holanda, Inglaterra, Noruega e Suécia, na Hungria e na Áustria, assim como nos EUA.
Na segunda metade do século, o movimento da Escola Waldorf consolidou-se e tornou-se um uma pedagogia amplamente praticada. Em alguns países, como Alemanha, Holanda e Escandinávia, as escolas Waldorf passaram a ser subsidiadas pelo estado, como escolas livres. Na maioria dos países, porém, os pais mantêm as escolas. Apesar da situação econômica nem sempre favorável, o movimento Waldorf cresceu. Em 1985, já havia 306 escolas em 23 países.
Atualmente existem cerca de 1100 escolas de Ensino Fundamental e Médio no mundo e mais de 2000 escolas de Educação Infantil. No Brasil, desde a fundação da Federação das Escolas Waldorf (FEWB) em 1998, houve um crescimento significativo de mais de 200%. Hoje são 88 escolas Waldorf filiadas e mais 170 em processo de filiação distribuídas em 21 Estados brasileiros, reunindo mais de 16.000 alunos e cerca de 1.700 professores. Para atender a busca por formação pedagógica Waldorf existem hoje 19 Centros de Formação distribuídos pelo país.
SERVIÇO
LOCAL: Escola Superior de Agricultura Luis de Queiróz, ESALQ – Piracicaba – SP
DATA: 19 a 23 de junho de 2019
Site: https://congresso100anospw.eventize.com.br