Escritor Marcelino Freire conduz oficina e concurso “Vivências Literárias”

10 de setembro de 2021 Artes e Cultura
Escritor Marcelino Freire conduz oficina e concurso “Vivências Literárias”

A proposta é exercitar a criatividade para despertar ideias que favoreçam a escrita a partir das vivências cotidianas

Cinco projetos serão selecionados para receberem bolsas de criação literária

O Itaú Social está com inscrições abertas para a oficina “Vivências Literárias”, em que o escritor pernambucano Marcelino Freire, criador da Balada Literária, conduzirá experiências para fomentar a escrita criativa sobre as vivências do próprio cotidiano dos participantes. Serão cinco encontros semanais, realizados entre de 22 de setembro e 20 de outubro, das 19h às 21h30, realizados virtualmente por meio do Polo, ambiente de formação da instituição. Ao final, os que desejarem poderão inscrever seus relatos para concorrerem a uma bolsa de criação e terem seus textos incluídos em uma publicação prevista para 2022.

“A oficina é uma oportunidade para todos os profissionais interessados em desenvolver técnicas de escrita literária e de relato oral, especialmente aos ligados à educação. O nosso convite é para que exercitem a construção de narrativas a partir de uma reflexão sobre o lugar em que vivem e atuam. Inclusive por meio de relatos de outras pessoas que fazem parte do seu próprio território”, destaca Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social.

No decorrer dos encontros, Freire receberá para um bate-papo três autores ligados à autoficção ou a uma narrativa e realidade que conhecem de perto. Após a realização dos exercícios propostos e leituras, os participantes poderão submeter uma sinopse, acompanhada das seis primeiras laudas de texto. Serão selecionados cinco textos, preferencialmente um de cada região do Brasil, e seus autores receberão uma bolsa de criação literária no valor de R$ 3 mil, para que concluam a produção da narrativa.

O prazo de entrega da sinopse será até o dia 5 de novembro. O anúncio dos cinco projetos selecionados está previsto para 11 de dezembro, dentro da programação da Balada Literária, evento dedicado à música, literatura e artes que o escritor promove há mais de 15 anos.

 


O autor

Marcelino Freire é um dos nomes mais prestigiados da literatura contemporânea. É autor de livros como “Angu de Sangue” e “Contos Negreiros” (premiado com o Jabuti). Em 2004, idealizou e organizou a antologia de microcontos “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século”, assim como participou de várias antologias no Brasil e no exterior.

No final de 2013, publicou seu primeiro romance, intitulado “Nossos Ossos” (vencedor do Prêmio Machado de Assis), editado também na Argentina pela editora Adriana Hidalgo, na França pela editora Anacaona, e em Portugal pela editora Nova Delphi. Em 2006, Freire criou a Balada Literária, que reúne dezenas de escritores nacionais e internacionais. Em 2018, lançou o livro “Bagageiro”, que ele denomina como “ensaios de ficção”. Alguns dos seus contos também foram adaptados para o teatro.

Serviço:

O que: Oficina e concurso “Vivências Literárias” – Com Marcelino Freire
Quando: 22 de setembro a 20 de outubro – sempre às quartas-feiras, das 19 às 21h30
Onde: Polo, o ambiente de formação do Itaú Social
Inscrições: https://polo.org.br/multiletramentos/formacao/208/vivencias-literarias


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.