Exposição faz releitura de Clarice Lispector com obras visuais

6 de março de 2020 Artes e Cultura
Exposição faz releitura de Clarice Lispector com obras visuais

Exposição faz releitura de Clarice Lispector com obras visuais

No mês da mulher, artistas plásticos homenageiam a escritora que completaria 100 anos em dezembro

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe a exposição “A Imagem e a Palavra – Encontro com Clarice Lispector”.

A partir de março, mês em que se comemora o Dia da Mulher, 33 artistas expõem seus olhares sobre a obra da consagrada escritora. São diversas técnicas, como gravuras, desenhos, pinturas, aquarelas e fotografias, além de instalações artísticas. A visitação é gratuita e aberta ao público em geral.

A proposta, que busca retratar a literatura pelas artes visuais, tem organização da aquarelista Altina Felício. “São produções desafiadoras para o artista visual. Porque envolvem a transformação, em imagens, da palavra de Clarice Lispector, que escreve de uma forma provocativa e que leva à reflexão”, observa Felício, que também apresenta uma aquarela de sua autoria.

No dia 10 de dezembro de 2020, Clarice Lispector faria 100 anos. Ela morreu um dia antes de completar 57 anos, em 1977, por complicações de um câncer no ovário. Dois meses antes, a judia nascida na Ucrânia e radicada em Pernambuco publicou A Hora da Estrela, que viria a se tornar um dos seus mais conhecidos romances.

A série “A Imagem e a Palavra” já apresentou trabalhos visuais sobre as obras de Jorge Amado, Mário de Andrade e Darcy Ribeiro, além dos poemas japoneses haikai.

Na BBM, “A Imagem e a Palavra – Encontro com Clarice Lispector” pode ser visitada gratuitamente. A partir de 9 de março até 30 de abril, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h. O endereço é rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária – campus Butantã da USP em São Paulo (SP). Mais informações em www.bbm.usp.br ou pelo telefone (11) 2648-0841.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.