Gustavo Minas lança seu primeiro livro em São Paulo, na Belas Artes

8 de agosto de 2019 Divulgação
Gustavo Minas lança seu primeiro livro em São Paulo, na Belas Artes

Gustavo Minas lança seu primeiro livro em São Paulo

Após dez anos de andanças por ruas de cidades como Cássia (MG), São Paulo e Brasília, o fotógrafo Gustavo Minas lança seu primeiro livro,  “Maximum Shadow, Minimal Light”, no dia 16 de agosto, no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.

O livro, publicado pela editora austríaca Edition Lammerhuber, apresenta 95 fotos de diferentes períodos e lugares. O que as une é o olhar do fotógrafo, sempre em busca de situações cotidianas espontâneas, em que a realidade é transformada em pequenas ficções visuais a partir da observação e do uso de luzes dramáticas e de uma paleta de cores intensas.

A paixão pela fotografia de rua surgiu durante um curso com o fotógrafo e professor Carlos Moreira, em 2009. “O curso foi muito além de noções de composição, cor, luz. Para mim, além da obra maravilhosa, o Carlos é muito inspirador pelo jeito que ele encara a fotografia: a despretensão, a consciência do nosso lugar minúsculo na história da fotografia, a ideia de que a prática deve estar muito mais ligada à satisfação pessoal, à descoberta do mundo e de si mesmo, e que os resultados fotográficos são apenas consequência do que a gente é, de como a gente vê”, conta.

Desde então, Minas tem se dedicado a fotografar as cidades onde vive e por onde passa, geralmente dando preferência à luz do início da manhã ou do final da tarde. Apesar de buscar transformar a realidade através do seu olhar, as imagens, carregadas de signos, também servem como documento da vida do homem comum e da paisagem social dos centros urbanos.

Gustavo Minas nasceu em Cássia (MG) em 1981. É formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e estudou história e linguagem da fotografia com Carlos Moreira. Desde 2009, se dedica a fotografar o dia a dia das cidades por onde passa. Em 2017, sua série “Rodoviária” foi vencedora do prêmio POY LATAM na categoria “O Futuro das Cidades”, além de ter sido finalista do Prêmio Conrado Wessel e de ter sido exposta no Centro de Fotografía de Montevideo em 2018. Também em 2017, sua série “O Parto” venceu o Prix Photo Web da Aliança Francesa. Seu primeiro livro “Maximum Shadow Minimal Light” foi lançado em maio de 2019 pela Lammerhuber Edition. O mesmo trabalho foi exposto na Freelens Gallery em Hamburgo, Alemanha.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.