Instituto de Cinema recebe Festival Short Film Day

21 de junho de 2019 Teatro, TV e Cinema
Instituto de Cinema recebe Festival Short Film Day

INSTITUTO DE CINEMA RECEBE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL SHORT FILM DAY EM SÃO PAULO

Criado na França, o festival acontece mundialmente no dia mais curto do ano

Short Film Day é um festival de cinema criado na França em 2012, que destaca a diversidade da produção de curtas-metragens realizados em diversos países e apresentados em importantes festivais internacionais e acontece mundialmente no dia mais curto do ano.

No hemisfério sul e, portanto, no Brasil, este ano o solstício de inverno acontece no dia 21 de junho e o Instituto de Cinema, em conjunto com Instituto Italiano de Cultura e o Centro Nazionale del Cortometraggio, receberá a primeira edição do Short Film Day. O festival traça um panorama de curtas italianos recentes, que trazem uma visão contemporânea da sociedade, através de filmes de vários gêneros.

Programação Short Film Day

A friend in me, Gianluca Manzetti (2017 – 10′ – ficção)

Em um mundo “multimídia”, onde todos querem ser protagonistas, há quem compartilha posts, quem faz pose esperando tornar-se imortal através de sua representação digital, e quem, como o protagonista desta história, arrisca a vida real distraído pelo que parece ser seu melhor amigo… o smartphone.

Framed, Marco Jemolo (2017 – 7′ – animação)

Fk, o protagonista, é um homenzinho de plastilina, um dos bonecos utilizados no cinema de animação para fazer filmes de entretenimento. Mas ele possui uma alma profunda e um forte espírito crítico: rebela-se contra sua condição. Em um anônimo distrito de polícia, Fk procura a liberdade da qual precisa todo ser vivo: aquela de escolher o próprio destino.

Il tratto, Alessandro Stevanon (2017 – 15′ – ficção)

Federico é uma criança de onze anos que vive em um vilarejo do Norte da Itália. Silencioso e reflexivo, é invisível para seus colegas e seus pais; o encontro com um velho artista senegalês ajudará Federico a descobrir seu talento e aprender a olhar para os outros reconhecendo o que eles são verdadeiramente: pessoas feitas de detalhes silenciosos, que podem ser contados somente por quem sabe olhar.

Lobster dinner, Gregorio Franchetti (2017 – 14′ – ficção)

Uma noite, deixado sozinho em casa, um menino de 12 anos rouba algumas lagostas da geladeira dos pais e as leva como presente para a mãe operária do colega de escola, somente para pedir um lugar na casa deles, que não seja só na hora do jantar. “Lobster Dinner” conta uma viagem de incompreensões, traições e o despertar de dois garotos de diferentes classes sociais inesperadamente envolvidos pelo contraste de suas respectivas buscas de virilidade.

Malamenti, Francesco Di Leva (2017 – 13′ – animação)

Ciccio O’ Pazz e Ciruzzo Pesce Bello são dois sanguinários personagens do mundo do crime. A herança que lhes foi deixada era da mesma natureza violenta, nascida e crescida em um percurso de prevaricação sobre os mais fracos. Mas há inimigos que se apresentam neste clima de dominação entre miseráveis, inimigos aparentemente inócuos que os dois avaliam como possíveis usurpadores de seu poder. Trata-se de Severino l’asinello, famoso chefe dos burrinhos em Campu Perdu, e de Piero il Cinghiale, chefe dos Javalis nas terras de Campo d’oliva. Os dois homens precisam se desfazer da presença dos dois animais.

Magic Alps, Andrea Brusa & Marco Scotuzzi (2018 – 15′ – ficção)

O funcionário de um centro de prófugos deve lidar com o pedido de asilo de um refugiado do Afeganistão chegado na Itália com uma cabra. Inspirado em uma história real.

Mon amour mon ami, Adriano Valerio (2017 – 16′ – documentário)

Daniela e Fouad moram em Gubbio, mas os dois vêm do mar. Ela é de Bari, ele de Casablanca. Encontraram-se por acaso, mancomunados por uma vida difícil e fora das regras, cuidando um do outro, nasceu uma amizade profunda e apaziguadora. Agora que Fouad precisa do visto, um casamento parece a solução mais simples. Daniela concorda, mas logo antes do casamento, a ambiguidade dos sentimentos dele começa a perturbá-la. Pode casar de mentira alguém que lhe ama de verdade?

Short Film Day

21 de junho, sexta-feira, às 19h30

Instituto de Cinema

Rua Teodoro Sampaio, 1109 – Pinheiros – SP

ENTRADA GRATUITA


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.