Instituto Trovadores Urbanos inicia três polos de musicalização para 240 alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo

10 de setembro de 2021 Música
Instituto Trovadores Urbanos inicia três polos de musicalização para 240 alunos de escolas públicas da cidade de São Paulo

A partir de 14 de setembro, o Instituto Trovadores Urbanos dará início a três Escolas de Trovadores, projeto totalmente patrocinado através do PROMAC, lei de incentivo da Prefeitura de São Paulo. Esse trabalho contempla crianças do fundamental 1 e 2 com aulas de música e teatro com os Trovadores Urbanos, em escolas da periferia da cidade de São Paulo, contribuindo com a educação e formação de 240 alunos carentes.

As contempladas com esses polos de musicalização são a Escola Parque Jardim Helena, na zona leste, a Escola Padre Anchieta, no Brás, centro de São Paulo, e a Escola Joana Abrahão, em cidade Ademar. Essa última já recebe a Escola de Trovadores desde 2012 e os resultados são animadores, pois esse projeto traz benefícios a 80 alunos de cada escola e também aos professores.

A chegada dos Trovadores Urbanos nessas escolas causa uma verdadeira transformação na vida dos professores pois oferece a eles atividades muito especiais através das Oficinas Afetivas, que contribuem com a saúde emocional de cada um.  Dessas atividades, fazem parte oficina de roupas de bonecas, oficina de pipa, oficina de Dança Circular, oficinas de Meditação, enfim, atividades que transformam profundamente o dia a dia desses profissionais do ensino, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e de relacionamento entre alunos, professores e pais.

Além das aulas ministradas às crianças, o projeto prevê a ida delas a espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo, visitas ao Casarão dos Trovadores Urbanos, onde conhecerão a Sala Silvio Caldas, o Muro do Afeto e participarão da Seresta de Sexta. A programação para os alunos também conta com peças de teatro e shows online, tudo para contribuir e transformar a vida cultural desses alunos e professores.

Os patrocinadores do projeto Escola de Trovadores são a Falconi, Tecnoset e a Think Digital.

A experiência do grupo com a Escola de Trovadores começou em cidade Adhemar pela Lei do PROAC em 2012, portanto, já são 9 anos de muita experiência e de muita transformação nessas comunidades, através da Arte. Ao final do projeto, um show dos alunos com os Trovadores Urbanos mostrará todo o trabalho que foi realizado e sua importância nesse momento em que a Educação está em crise em função da pandemia.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.