Jovens enfrentam desafios no cenário atual

22 de junho de 2020 Profissões e Estágios
Jovens enfrentam desafios no cenário atual

JOVENS ENFRENTAM DESAFIOS NO CENÁRIO ATUAL

Falta de oportunidades no mercado leva os mais novos a abandonarem os estudos

O momento de crise atual é especialmente desafiador para os jovens. O desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos está em 27,1%, acima do dobro da média geral. A tendência desse cenário é de piora com a situação de pandemia. Contudo, eles são essenciais para a inovação nas empresas e o crescimento do país!

A falta de oportunidades para essa faixa etária vai de encontro aos níveis de educação. No Brasil, a maioria dos estudantes precisa trabalhar para pagar a faculdade. Sem uma chance no mundo corporativo, muitos desistem dos estudos por falta de condições financeiras. Logo, não conseguem se qualificar para terem mais portas abertas na carreira.
Por isso, convoco os empresários brasileiros para a ação: retenham e continuem contratando estagiários. É a melhor maneira para os educandos ingressarem no mercado e iniciar uma trajetória profissional. Por meio da atividade, a juventude adquire experiência e melhor empregabilidade, além de conseguir financiar seus estudos com a bolsa-auxílio.
Com as tecnologias atuais, é possível realizar todo processo seletivo remotamente, por meio do cadastro on-line e vídeo entrevistas. O contrato e relatórios também podem ser elaborados e assinados a distância, com o recurso de assinatura digital. Outra boa notícia: os estagiários também podem fazer home office! Isso foi previsto pela Medida Provisória 927/2020:
“Art. 5º  – Fica permitida a adoção do regime de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância para estagiários e aprendizes, nos termos do disposto neste Capítulo.” 
Portanto, vale a pena investir nos talentos estudantis. Eles são o futuro da nação!  Existem milhares de alunos apenas esperando por uma oportunidade de mudarem suas vidas para melhor. Aposte no jovem e contribua com a transformação social do Brasil!
Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios.

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.