Revelador de grandes estrelas do futebol, Santos completa 108 anos com fome de títulos

23 de abril de 2020 Esportes
Revelador de grandes estrelas do futebol, Santos completa 108 anos com fome de títulos

Revelador de grandes estrelas do futebol, Santos completa 108 anos com fome de títulos

O craque Rivaldo, embaixador da Betfair.net, presta homenagem aos grandes feitos da equipe e sua formação histórica

Com mais de 12.500 gols marcados profissionalmente, o Santos Futebol Clube chega aos seus 108 anos como o time profissional a mais balançar a rede no mundo, além de ser reconhecido pelas estrelas que ajudou a revelar. A maior delas, naturalmente, foi o grande Rei Pelé, que é acompanhado na lista de destaques por craques como Pepe, Coutinho e Clodoaldo, além de jogadores que brilharam no gramado mais recentemente, como Gabigol, Neymar, Diego e Robinho.

Dos quatro grandes times paulistas, o craque Rivaldo, pentacampeão pela Seleção Brasileira em 2002, só não jogou pelo time da Baixada Santista – mas nem por isso sua admiração pelo clube da Vila Belmiro é menor. Na opinião dele, a melhor escalação do Santos não é somente importante para a equipe, mas para o futebol brasileiro e também o mundial.

“Aquele time do Santos nos anos 1960 é algo que está marcado na história do futebol brasileiro e mundial. O Santos é o clube que guarda essa imagem do Pelé e dessa época dourada da história do futebol brasileiro”, afirmou Rivaldo, embaixador da Betfair.net. “Aquele time venceu duas Copas Libertadores e duas Taças Intercontinentais, além de ter tido importância nas conquistas do Brasil na Copa do Mundo nesta era. O Pelé não é considerado o ‘Rei do Futebol’ por acaso, ele fez sua história juntamente com boa parte do elenco do Santos dessa altura e deixou um grande legado no clube”.

O Rei Pelé, além de ser o jogador com mais gols pela equipe (1.091) é ainda o atleta que mais atuou pelo alvinegro, com 1.116 partidas. Pepe, o “Canhão da Vila”, é o segundo jogador que mais entrou em campo e marcou, com 741 jogos e 403 gols.

Relevador de talentos

“Hoje, e por todo o legado que o Pelé deixou no clube, sempre que um jogador se destaca imediatamente é lembrado e comparado àquela época do Pelé. Além do Neymar, que conquistou a Libertadores pelo clube em 2011, precisamos lembrar a geração de Robinho e Diego que foi campeã brasileira em 2002 como outro momento alto do passado recente do time onde grandes talentos foram apresentados ao mundo”, comentou o craque.

Na opinião de Rivaldo, “o Santos é claramente um dos clubes que mais se destaca na formação de novos jogadores e o ideal seria poder segurá-los por mais tempo. Isso poderia permitir vender o jogador por mais dinheiro, o maturar um pouco mais e até vê-lo sair já com alguns títulos a serviço de seu clube de formação”.

“Mas sabemos que as coisas não são assim tão simples e que muito depende das condições financeiras dos clubes no momento e dos planos que os presidentes possam ter a cada período. O ideal seria esperar, mas quando você está precisando de dinheiro não vai querer perder uma oportunidade de negócio que não sabe se vai surgir daqui por um ano ou dois”.

Fome de títulos

“É verdade que o time só voltou a vencer um Campeonato Estadual desde a saída do Neymar, e não voltou a conseguir títulos mais importantes, mas essa é uma dificuldade normal no futebol brasileiro porque há muitos clubes fortes e competitivos brigando pelos mesmos objetivos”, lembro o embaixador da Betfair.net.

“Vencer uma Libertadores ou um Campeonato Brasileiro hoje é muito difícil porque tem muitos times de qualidade brigando pelo mesmo, então quando você não tem aquele jogador decisivo como um Neymar fica mais complicado para sair vitorioso nos momentos-chave. Mas o clube não está assim tão mal, pois na temporada passada foi vice-campeão brasileiro e mostrou estar entre os melhores da atualidade. Eles sempre vão estar brigando por títulos e têm uma grande tradição de sucesso no futebol mundial. Sempre é um favorito nas competições que entra”.

Prova disso é a presença do Santos entre os dez clubes favoritos à taça da Libertadores deste ano. Segundo levantamento feito pela Betfair.net, há 10% de chances do time vencer o torneio continental.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.