Shell Brasil amplia portfólio de investimentos sociais em 2022

16 de fevereiro de 2022 Artes e Cultura
Shell Brasil amplia portfólio de investimentos sociais em 2022

Novos patrocínios chegam a nove este ano, com projetos no RJ, SP e ES

A fim de ampliar ainda mais a presença institucional no país, a Shell Brasil acertou o patrocínio de nove projetos novos para 2022, por meio das Leis de Incentivo ao Esporte e à Cultura, somando um investimento de mais de R$ 15 milhões. O objetivo é reforçar o compromisso da companhia com a sociedade e fomentar um futuro melhor, o que se traduz na estratégia global Powering Progress, baseada em quatro pilares: atingir emissões líquidas zero até 2050, impulsionar vidas, entregar valor aos acionistas e respeitar a natureza.

No Rio de Janeiro, a empresa vai promover o Festival do Rio, maior festival de cinema da América Latina, e a Festa Literária das Periferias (Flup), que ocorrerá entre 11 e 18 de fevereiro e será uma ode aos 100 Anos do Modernismo Negro. Ainda na cidade carioca, a Shell vai patrocinar o projeto sócio desportivo “Casa Rio Surf Social”, que vai engajar 40 alunos em atividades pedagógicas envolvendo surfe e skate, e a iniciativa “Incluir na Comunidade”, que atende crianças e jovens com deficiência física em situação de vulnerabilidade nas regiões da Gardênia Azul, Cidade de Deus, Rocinha, Vargem Grande e Pechincha.

Entre os novos investimentos no Rio de Janeiro, está também a exposição “A Supercriatividade na Era da Inteligência Artificial”, que vai apresentar obras da arte eletrônica no espaço cultural Oi Futuro. Em São Paulo, a companhia fará parte do projeto do Novo Museu do Ipiranga, com o propósito de realizar a restauração e modernização completa do museu até a reabertura do espaço, prevista para 07 de setembro de 2022. No Espírito Santo, a Shell vai atuar no apoio ao MoV.Cidade – Mostra & Lab de Criatividade e Sustentabilidade Urbana do Espírito Santo -, movimento artístico-cultural que chega à quarta edição em 2022.

A iniciativa Cinesolarzinho e o Instituto Reação também receberão patrocínio da empresa. Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável – este ano, o circuito passará por 12 municípios com 24 sessões de filmes e 7 oficinas de educação ambiental e cinema. Já o Instituto Reação, criado pelo medalhista olímpico Flavio Canto em 2003, promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT) e Tibau do Sul (RN).

Outras frentes de investimento social

Além dos novos projetos apresentados em 2022, a companhia já conta com diversas outras frentes no portfólio, incluindo programas proprietários voltados para o desenvolvimento social e profissional dos participantes. A empresa promove anualmente, desde 2000, o Shell Iniciativa Jovem, que capacita e prepara jovens empreendedores em negócios sustentáveis.

Lançado em 2021, o Shell StartUp Engine foca em impulsionar startups de estágio inicial a médio, buscando negócios inovadores em energias renováveis, circularidade do plástico e cidades inteligentes. O Programa Shell de Educação Científica reconhece docentes envolvidos com projetos na área de sustentabilidade, além de incentivar estudantes a serem agentes de transformação no meio. No universo acadêmico, a Shell se faz presente com a Shell Eco-marathon, competição de eficiência energética que estimula o engajamento de jovens universitários.

A Shell também é mantenedora do Museu do Amanhã desde 2015 e responsável por uma das principais premiações da classe artística brasileira: o Prêmio Shell de Teatro, que já homenageou mais de 550 artistas. Além disso, tem participação ativa em projetos sociais nas áreas de influência no Rio de Janeiro e Espírito Santo, como o programa voluntário Mar Atento, que capacita pescadores desde 2017 para a resposta a emergência nos estados, e o Quipea – Quilombos no Projeto de Educação Ambiental -, condicionante do licenciamento ambiental, que visa a estimular o fortalecimento de comunidades quilombolas no Norte Fluminense e Sul Capixaba.
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Em atendimento ao Art. 35 da INSTRUÇÃO NORMATIVA SECULT/MTUR No 1, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2022, informamos abaixo os respectivos números de Pronac dos projetos patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura:

– Cinesolarzinho 3ª edição – Pronac 205146

– Festival do Rio 2021 – Pronac 205068

– Flup 2021 – Pronac 210524

– MoV.Cidade [movimento de diversidade e criatividade urbana] – Pronac 211240

– Restauração, Ampliação e Modernização do Museu do Ipiranga – Pronac 192589

– A Supercriatividade na Era da Inteligência Artificial – Pronac 202402

 


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