Site USP Cultura em Casa reúne conteúdos gratuitos de arte, cultura, ciência e serviços

23 de abril de 2020 Artes e Cultura
Site USP Cultura em Casa reúne conteúdos gratuitos de arte, cultura, ciência e serviços

Site USP Cultura em Casa reúne conteúdos gratuitos de arte, cultura, ciência e serviços

Linha de frente no combate à covid-19, a USP também disponibiliza ao público conteúdos culturais de qualidade ao mesmo tempo em que se destaca na área de pesquisa científica, na medicina e no planejamento socioeconômico

Responsável por dezenas de espaços artísticos e culturais, museus e programas de relacionamento com a comunidade, a Universidade de São Paulo (USP) vem organizando uma série de iniciativas para acesso online, em um site unificado, com o intuito de estimular o público e facilitar o acesso da população a esses conteúdos.

O site USP Cultura em Casa, disponível no endereço cultura.usp.br, foi lançado no final de março e desde então vem sendo atualizado diariamente com dicas variadas. O visitante pode explorar as opções navegando por quatro diferentes editorias: Arte, Patrimônio Cultural, Ciências e Comunidade. Destaques e atualizações também são divugados no Facebook (facebook.com/ProReitoriadeCulturaeExtensao).

Já são mais de 30 institutos, unidades de ensino, órgãos culturais, museus e laboratórios da USP presentes na plataforma. Eles oferecem atividades, serviços e materiais, sempre gratuitos e produzidos por docentes e funcionários da USP, a maioria especialmente para o momento atual de pandemia e quarentena. 

Alguns exemplos de arte e cultura são os conteúdos musicais, oferecidos pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e pelo Coral da USP (Coralusp), que incluem não só apresentações e concertos, mas também videoaulas, exercícios de técnica vocal, textos e vídeos com curiosidades e informações sobre música. Já o Cinema da USP (Cinusp) disponibiliza debates e publicações sobre filmes, uma forma interessante de aproveitar o tempo e ampliar o repertório. O Teatro da USP e Centro Maria Antonia têm promovido atividades online de leitura, além de gravações de palestras e cursos. 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, um dos acervos mais importantes da USP, dispõe de uma biblioteca digital, com centenas de livros raros que podem ser visualizados em detalhes. Além da navegação normal, o público também pode usar ferramentas interativas de exploração, como o Atlas dos Viajantes do Brasil, que permite buscas e filtros por período, percurso ou nome do viajante. A BBM está organizando também uma página especial que reúne livros e publicações antigos a respeito de outras epidemias que já assustaram o Brasil no passado. 

Nos sites de alguns museus é possível conhecer acervos e aprender mais sobre eles, com textos, vídeos e apresentações. 

Na área de ciências são diversos encontros com pesquisadores, ao vivo ou gravados, para explicar e discutir os fenômenos do mundo e da natureza, ou até mesmo dicas práticas de atividade física, montadas pela equipe do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). 

Já na página dedicada à comunidade, o que predomina são serviços, como informações sobre atendimentos psicológicos à distância, direito, orientações para o público 60+, cartilhas de geração de renda para as cooperativas populares, materiais para educadores lidarem com o ensino à distância ou instruções sobre uso de máscaras caseiras. 

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, comenta que “o USP Cultura em Casa nasceu de forma espontânea e acabou crescendo ao encontrar uma demanda muito grande tanto do público, que tem buscado conteúdos de qualidade, como dos institutos da USP, que procuravam uma plataforma para divulgar de forma eficiente tudo aquilo que a universidade tem oferecido”. 

A professora ressalta a importância do papel da universidade pública nesse cenário: “A USP está na linha de frente de muitas iniciativas nesse momento de luta contra a covid-19 e sua contribuição é indiscutível em todas as áreas: pesquisas, atendimentos médicos, planejamento econômico e social e muito mais. Na área da cultura e da extensão não poderia ser diferente, pois temos muita produção para oferecer à sociedade neste momento em que as pessoas estão em casa precisando de conteúdos de qualidade”. 

Para conhecer as ações da USP na luta contra a covid-19, confira a matéria do Jornal da USP neste link.

Serviço:

USP Cultura em Casa: www.cultura.usp.br

Facebook: facebook.com/ProReitoriadeCulturaeExtensao/


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.