Tradicional Galo da Madrugada, de Recife, estreia no Carnaval de Rua Paulistano, 25 de fevereiro (terça-feira), no Obelisco do Ibirapuera, às 09h

19 de fevereiro de 2020 Atualidades
Tradicional Galo da Madrugada, de Recife, estreia no Carnaval de Rua Paulistano, 25 de fevereiro (terça-feira), no Obelisco do Ibirapuera, às 09h

Tradicional Galo da Madrugada, de Recife, estreia no Carnaval de Rua Paulistano, 25 de fevereiro (terça-feira), no Obelisco do Ibirapuera, às 09h

  • Ministério da Cidadania, Skol, Novelis, Ball, Booking.com e Pitú apresentam o primeiro desfile do Galo da Madrugada em São Paulo
  • Desfile adaptado para a capital paulista terá 4 esculturas do Galo, bonecos gigantes, cabeças de galo, passistas de Frevo e Grupos de Maracatu
  • Cortejo inédito promoverá um intercâmbio entre a cultura pernambucana e o Carnaval paulistano

Oficina de Alegria, uma das protagonistas na retomada do Carnaval de Rua Paulistano desde 2011, inova mais uma vez ao firmar parceria com o Galo da Madrugada (PE), que fará sua estreia em São Paulo. O desfile acontece no dia 25 de fevereiroterça-feira de carnaval, a partir das 09 da manhã. O local escolhido para receber o inédito cortejo é a Av. Pedro Álvares Cabral, próximo ao icônico Obelisco do Ibirapuera.

O desfile do Galo da Madrugada em São Paulo contará com aproximadamente 500 pessoas envolvidas, entre artistas, músicos, produtores e logística. A festa terá dois trios elétricos, o primeiro comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do Galo da Madrugada e que terá a participação de Fafá de Belém. Já o segundo contará com André Rio, cantor que participa do bloco há mais de 25 de anos ininterruptos.

As conhecidas esculturas do Galo também estarão na avenida, adaptadas para o desfile de São Paulo. Serão 4 galos, sendo o maior com 4,5m de altura, além de outros três, medindo 3,5m, que sinalizam pontos de encontro ao longo do trajeto. As esculturas foram criadas e customizadas por diversos artistas pernambucanos.

Dez cabeças de Galo criados por Seu Amaro, também artista de Pernambuco, e os famosos bonecos gigantes cenográficos sempre presentes nos cortejos do Bloco, farão parte do desfile paulistano. Os bonecos criados por Silvio Botelho medem cerca de 3m de altura e representam figuras emblemáticas como Luiz GonzagaAlceu Valença e o próprio Galo.

Idealizado em 1977, o Galo da Madrugada canta e exalta as manifestações culturais populares pernambucanas. O público de São Paulo terá a oportunidade de conferir as tradicionais performances de 30 passistas de Frevo; o grupo de Maracatu Baque Virado Estrela Dalva e o de Maracatu Baque Solto Leão Formoso, com seus Caboclos de Lança, um dos símbolos da cultura de Pernambuco e do Maracatu Rural. Durante a concentração e aquecimento dos trios elétricos, a famosa Orquestra de Frevo se apresenta no chão com repertório de frevo acústico.

No primeiro trio, Gustavo Travassos, cantor oficial do Galo da Madrugada, receberá como convidada a cantora Fafá de Belém, que completa 45 anos de carreira em 2020. Fafá abrirá sua participação cantando o Hino de Pernambuco à capela, na sequência, a banda passará por diversos sucessos da carreira da cantora, entre eles, o clássico VermelhoO repertório desse trio ainda inclui diversos sucessos nos ritmos de Frevo, CaboclinhoCiranda e Mangue Beat, incluindo o Hino do Galo da Madrugada e a música Efeito Galo.

O segundo trio será conduzido pelo cantor André Rio, que em 2019 comemorou 25 anos de desfiles ininterruptos pelo Galo da Madrugada. Na formação, André será acompanhado por uma banda com 11 músicos e instrumentos como: bateria, baixo, guitarra, teclado, duas percussões, e metais (sax, trompete e trombone). O cantor ainda receberá como convidadas especiais as cantoras pernambucanas Bia Villa-Chan e Gerlane Lopes.

No repertório, estarão clássicos da música regional e nacional interpretados pelo Galo, na voz de André Rio: Frevo Mulher (Zé Ramalho); Nas Ondas do Desejo e Arreia a Lenha (Almir Rouche); O Homem da Meia Noite (Alceu Valença); Chuva de Sombrinhas (André Rio); Cometa Mambembe (Carlos Moura); Vassourinha (Matias da Rocha); Pagode Russo (Luiz Gonzaga); País Tropical (Jorge Bem Jor), entre outros sucessos.

Plano de Sustentabilidade: Galo da Madrugada e Oficina de Alegria

Carnaval é sinônimo de alegria, irreverência e multiculturalidade, mas não se pode esquecer das toneladas de resíduos nas ruas, rios e mares que agravam a degradação do meio ambiente. Preocupado com esse impacto, o Galo da Madrugada tem como missão em 2020, caminhar rumo a um carnaval mais sustentável, realizando diversas ações práticas que fazem parte do Plano Estratégico de Sustentabilidade do bloco.

Entre os destaques do Plano, está a parceria com o #VADELATA, movimento da Ball Corporation Liga da Reciclagem (inciativa da Novelis) que em 2020 promovem a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval. Executada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu”, que em parceria com as cooperativas Vitória do Belém, Recicla-Butantã e Recifavela, o bloco terá a gestão de resíduos recicláveis durante e após o desfile do Galo da Madrugada em São Paulo.

Ao todo, a ação contará com cerca de 70 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores. Além disso, será feito um trabalho de educação ambiental entre os foliões, com agentes distribuindo sacolas recicláveis e passando orientações sobre como descartar corretamente os materiais reaproveitáveis durante a festa. Após a coleta, os resíduos serão levados para ecopontos próximos ao bloco, onde serão separados, tratados e encaminhados à destinação correta.

Os foliões poderão acompanhar o resultado do projeto a partir do Painel da Reciclagem colocado na avenida, que exibirá o quantitativo coletado em tempo real. Os números também serão exibidos no site porumcarnavalsustentavel.com.br.

Outra importante ação do bloco, que ocorre nas edições em Recife e São Paulo é a compensação das emissões de CO2 dos trios elétricos e carros de apoio, que será feita por meio do plantio de diversas árvores nativas.

Este ano, o Galo também desfila com o Selo EU ME MANIFESTO PELO PLANETA. Idealizado pela curadora cultural e empreendedora sustentável, Luciana Nunes, o Selo tem como missão aproveitar o engajamento em grande escala que o carnaval proporciona, para inspirar, conscientizar e convocar os foliões do mundo, a se manifestarem pelo planeta.

A coordenação do Plano de Sustentabilidade do Galo da Madrugada será assinada por Sérgio Xavier, diretor da Plataforma Circularis – Rede de Inovação para Economia Circular.

O Galo da Madrugada também incentiva a escolha da latinha de alumínio durante a folia, já que é 100% e infinitamente reciclável e campeã de reciclagem no Brasil, com uma taxa de 97,3%. Quando descartada corretamente, a latinha retorna ao mercado em até 60 dias.

Desfile Bloco Galo da Madrugada

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 212 (Próximo ao Obelisco do Ibirapuera)

Concentração: 09h com Orquestra de Frevo

Desfile: 10h

Final previsto: 15h, na Rua Manoel da Nóbrega (Próximo ao Monumento às Bandeiras)

Ministério da Cidadania Apresenta:

Cerveja Oficial: Skol

Apoio: Novelis, Ball, Booking.com e Pitú

Apoio Logístico: Mercedes-Benz e Hotel Confort Nova Paulista

Apoio Cultural: Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco

Realização: Oficina de Alegria, Galo da Madrugada, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Entrada Franca

Pontos de encontro sinalizados

2 Postos médicos completos + 3 unidades UTI + 3 unidades remoção

Efetivo de 79 seguranças particulares desarmados

Cordeiros

Efetivo de 30 Brigadistas

Acompanhamento da Polícia Militar

200 Banheiros Químicos, dispostos nos canteiros e calçadas, ao longo do trajeto

Lixeiras

Equipes de limpezas e Cooperativas de Reciclagem

Bloqueio e acompanhamento da CET

Todo o perímetro do evento ficará totalmente bloqueado para circulação de veículos a partir das 6h da manhã. Principais vias bloqueadas: Av. Pedro Álvares Cabral tanto no sentido Av. Brasil quanto no sentido Aeroporto de Congonhas, Avenida República do Líbano, Rua Manoel da Nóbrega. Somente veículos credenciados terão acesso.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.