Vítimas de engasgo devem ser socorridas em menos de quatro minutos para evitar sequelas

3 de fevereiro de 2020 Atualidades
Vítimas de engasgo devem ser socorridas em menos de quatro minutos para evitar sequelas

Vítimas de engasgo devem ser socorridas em menos de quatro minutos para evitar sequelas

Crianças e idosos fazem parte dos grupos de maior risco de acidentes causados pela obstrução das vias aéreas. LifeVac é o novo dispositivo no Brasil que pode salvar vidas

As recentes mortes causadas por engasgos têm preocupado a população. O socorro imediato é extremamente necessário para evitar a fatalidade. O procedimento mais comum em casos de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) é a manobra de Heimlich, que consiste em conduzir o paciente a uma tosse artificial, capaz de expelir a massa que está causando a obstrução. Apesar de ser considerado um método muito eficiente, requer certa habilidade e conhecimento para realizar o procedimento, uma vez que sua eficiência é até 86% quando aplicada por pessoas treinadas.

Crianças e idosos são grupos de maior risco em acidentes envolvendo engasgos. Além disso, essas ocorrências são muito comuns em residências, creches e escolas, casas de repouso, restaurantes, clubes, festas entre outros lugares onde exista o consumo de alimentos e manuseio de objetos que possam ser engolidos.

No momento do socorro, tudo deve ser feito com muita rapidez. Pois, dez minutos consecutivos de asfixia podem levar o paciente ao óbito. Após o quarto minuto, pode haver danos cerebrais irreversíveis e, depois de seis minutos, as chances de uma paralisia ou parada cardiorrespiratória aumentam consideravelmente.

O LifeVac

Pensando na possibilidade de evitar esse tipo de tragédia, o americano Arthur Lih criou o LifeVac, um desengasgador capaz de fazer rapidamente a sucção do objeto ou alimento causador da obstrução. O produto foi lançado no Brasil em novembro de 2019 e pode ajudar a salvar a vida de pessoas engasgadas. O produto é regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na embalagem, o desengasgador conta com duas máscaras: infantil e adulto, que devem ser encaixadas no aparelho no momento do socorro. Após a montagem, basta posicionar e pressionar o aparelho contra a boca da vítima, criando um vácuo. Então, é só puxar o LifeVac, sugando o alimento para fora da boca. O procedimento deve ser repetido até que o bloqueio seja removido. O paciente, se familiarizado com o produto, pode fazer a autoaplicação do LifeVac. De acordo com os testes desenvolvidos pela marca, após a terceira tentativa de aspiração, há eficácia de 100% dos casos.

O LifeVac é disponibilizado em embalagem com kit para casa ou viagem. Além do site www.lifevac.com.br, o produto pode ser adquirido nas principais redes de farmácias e lojas de departamento on-line, no valor de R$ 650.

Sobre a R9C Sterifarma

A R9C Sterifarma é um novo grupo na área da saúde que já nasce com raízes bem fundadas: ele é o resultado da união entre duas empresas de um grupo tradicional na área hospitalar. A Sterifarma atua há mais de duas décadas no mercado hospitalar e inventou o conceito de “kits estéreis para cirurgia”, diminuindo consideravelmente a incidência de uma das maiores preocupações nos hospitais: as infecções. Já a R9C Saúde foi fundada há quatro anos com a missão de trazer ao mercado um portfólio inovador no tratamento da dor e na recuperação de lesões musculoesqueléticas. A R9C Sterifarma tem como principais produtos Genacol, Tanyx e Physicool no segmento de produtos de consumo, e HemaClear no segmento Hospitalar.


Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.